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Significado do Logo da Copa de 2014

/ 12 de julho de 2010 / 32
significado do logo da copa de 2014

Com  chegada da Copa aqui no Brasil, um dos assuntos que vêm ganhando a atenção da mídia é o significado do logo da copa.

Depois de sua divulgação no dia 08/07/2010, o logo passou a ser alvo de análises e comentários por toda a imprensa e principalmente Continue lendo →

Cartões Corporativos Parte 3

/ 21 de junho de 2010 / 0

Desta vez nossa homenagem é para o publicitário, para a secretária e para o aniversário de um colega de trabalho.
Não deixe de ver também os cartões já postados em:

Cartões Corporativos Parte 1
Cartões Corporativos Parte 2.
Para facilitar também publicamos um calendário com as principais datas comemorativas.

Lembre-se de deixar seu recadinho sobre o tema que mais lhe agradou.

Cartão Corporativo
Tema Publicitário

Tema Secretária
Tema Aniversário

Redação de e-mails profissionais eficientes

/ 21 de junho de 2010 / 0

Escrever e-mails que cumpram com seus objetivos de comunicação dentro das corporações não é tarefa tão banal quanto se pensa. Para disputar espaço com as centenas de mensagens eletrônicas que lotam nossas caixas postais diariamente, as mensagens corporativas devem receber atenção especial a fim de funcionarem de forma eficaz.

Portanto aí vão algumas dicas:

1- Em primeiro lugar diferencie situações formais das informais. Em um e-mail corporativo deve-se manter um mínimo de formalidade, ainda que se tenha bastante intimidade com o destinatário, pois em situações de negócios, as pessoas normalmente esperam uma resposta formal.

2- Devido ao enorme número de mensagens recebidas diariamente, temos a tendência de fazer uma varredura para deletar aquilo que não nos interessa. Para que sua mensagem não seja deletada por engano, muita atenção com o campo “assunto”. Lembre-se que a sua mensagem não é a única na caixa de entrada do destinatário e o campo “assunto” poderá decidir a prioridade em que sua mensagem será lida, ou até mesmo, se será lida. Portanto, defina o que você deseja comunicar em pouquíssimas palavras de forma relevante. Jamais deixe o campo assunto em branco, pois o destinatário poderá deixar de abrir sua mensagem por não saber do que se trata.

3- Mantenha foco no assunto em questão, se tiver mais de um assunto a ser tratado escreva um parágrafo introdutório citando todos os pontos que serão comentados, ou prefira enviar e-mails separados para cada assunto.

4- Utilize um padrão visual e ortográfico adequado para e-mails profissionais escrevendo de forma clara e objetiva sem a utilização de gírias e abreviações desnecessárias (jamais utilize o famoso “internetês”)

5- Utilize recursos como negritar ou sublinhar palavras ou frases importantes para facilitar a indexação do conteúdo, porém não escreva o texto todo em letras maiúsculas. Na Internet é uma falta de educação mandar e-mails com letras MAIÚSCULAS, isso equivale a gritar.

6- Revise seu texto ou passe um corretor ortográfico antes de enviá-lo para eliminar possíveis erros ortográficos;

7- Não escreva e-mails muito longos, isso cansa o destinatário que provavelmente nem lerá todo o conteúdo, o ideal é no máximo 25 linhas, evite os anexos, principalmente os pesados que possam congestionar a caixa de entrada do destinatário. Caso eles sejam necessários, combine com quem deve recebê-los a forma mais conveniente para enviar.

8- Identifique-se claramente, principalmente, num primeiro contato. Em e-mails corporativos é essencial a utilização de uma assinatura padronizada que inclua todos os dados necessários para contato, tais como, endereço de site, telefone, etc.

9- Jamais envie profissionalmente e-mails do tipo corrente; não envie propaganda não solicitada (isso é spam); e não retransmita newsletter ou notícias sem o consentimento do destinatário, principalmente se for de um grupo de discussão.

10- Para mandar um e-mail para mais de uma pessoa, prefira o campo CCO (com cópia oculta), evitando expor o endereço eletrônico dos demais destinatários. E saiba como utilizar corretamente o recurso “responder a todos” evitando que outras pessoas participem indevidamente de conversas privadas.

11- Saiba controlar a ansiedade. Se o assunto for muito urgente prefira usar o telefone. Os prazos de respostas para e-mails deverão ser de até 24 horas, respeitando o calendário de dias úteis.

O e-mail corporativo é muito importante quando há necessidade de deixar a conversa registrada. Ele é um documento, portanto trate-o como tal.

Cartões Corporativos Parte 2

/ 14 de junho de 2010 / 0
Desenvolvemos novas opções de cartões para o tema de cartões corporativos. Aproveite para homenagear seu amigos. 
Não esqueça de deixar seu comentário.

Cartão Corporativo
Tema Dia do Químico

Tema Dia da Mídia

Datas Comemorativas – Calendário

/ 11 de junho de 2010 / 0

Com o objetivo de ajudar a quem quer enviar um cartão corporativo em comemoração a datas especiais, segue um calendário com as pricipais que encontramos. Se você souber de outras datas, deixe seu comentário para que possamos complementá-lo.

 Janeiro

01 Dia Mundial da Paz
06 Dia de Reis
08 Dia do Fotógrafo
09 Dia do Astronauta
15 Dia do Compositor
20 Dia do Farmacêutico
24 Dia dos Aposentados
25 Aniversário de São Paulo
25 Dia do Carteiro
30 Dia do Mágico

Fevereiro

10 Dia do Atleta
11 Dia da Criação da Casa da Moeda
14 Dia da Amizade
16 Dia do Repórter
19 Dia do Esportista
24 Dia da Promulgação da Primeira Constituição
27 Dia do Livro Didático
27 Dia do Idoso

Março

08 Dia Internacional da Mulher
10 Dia do Telefone
14 Dia da Poesia
15 Dia da Escola
19 Dia do Artesão
20 Outono
22 Dia Internacional da Água
23 Dia do Meteorologista
26 Dia do Cacau
27 Dia do Circo

Abril

01 Dia da Mentira
02 Dia do Propagandista
07 Dia Mundial da Saúde
07 Dia do Jornalismo
08 Dia Mundial de Combate ao Cancer
08 Dia da Natação
08 Dia do Correio
10 Dia da Engenharia
13 Dia dos Jovens
13 Dia do Office-Boy
14 Dia Pan-Americano
18 Dia Nacional do Livro Infantil
18 Dia de Monteiro Lobato
19 Dia do Índio
19 Dia do Exército Brasileiro
21 Dia da Polícia Civil
21 Tiradentes
21 Dia do Metalúrgico
22 Descobrimento do Brasil
22 Dia da Terra
23 Dia de São Jorge
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 Dia do Contabilista
26 Dia do Goleiro
26 Dia da Primeira Missa no Brasil
27 Dia da Empregada Doméstica
27 Dia do Sacerdote
28 Dia da Sogra
28 Dia da Educação
30 Dia do Ferroviário

Maio

01 Dia do Trabalho
02 Dia Nacional do Ex-Combatente
03 Dia do Sol
03 Dia do Taquígrafo
05 Dia do Pintor
05 Dia Nacional das Comunicações
06 Dia do Cartógrafo
07 Dia do Oftalmologista
07 Dia do Silêncio
08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
08 Dia do Artista Plástico
09 Dia das Mães
10 Dia do Guia de Turismo
10 Dia da Cavalaria
10 Dia do Campo
12 Dia Mundial da Enfermeira
13 Abolição da Escravatura
13 Dia do Automóvel
14 Dia do Seguro
15 Dia da Assistência Social
15 Dia do Gerente de Banco
16 Dia do Gari
16 Dia do Faxineiro
17 Dia Internacional das Telecomunicações
18 Dia dos Vidreiros
18 Dia Mundial dos Museus
22 Dia do Apicultor
24 Dia Nacional do Café
24 Dia do Vestibulando
24 Dia do Preso
24 Dia da Infantaria
25 Dia do Massagista
25 Dia da Indústria
25 Dia do Trabalhador Rural
27 Dia do Profissional Liberal
29 Dia do Geógrafo
29 Dia do Policial
29 Dia do Estatístico
30 Dia do Comissário de Bordo
30 Dia do Geólogo
30 Dia do Decorador

Junho

01 Dia da Imprensa
05 Dia Mundial do Meio Ambiente
07 Dia da Liberdade de Imprensa
08 Dia das Empresas Gráficas
08 Dia do Citricultor
09 Dia do Porteiro
09 Dia de Anchieta
09 Dia do Tenista
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
11 Batalha Naval de Riachuelo
11 Dia da Marinha Brasileira
11 Dia do Educador Sanitário
12 Dia dos Namorados
13 Dia do Turista
13 Dia de Santo Antônio
14 Dia do Solista
15 Dia do Paleontólogo
17 Dia do Funcionário Público Aposentado
18 Dia do Químico
20 Dia do Revendedor
21 Início do Inverno
21 Dia da Mídia
21 Dia do Intelectual
24 Dia do Caboclo
24 Dia de São João
24 Dia do Mel
26 Dia do Professor de Educação Física
29 Dia do Pescador
29 Dia da Telefonista
29 Dia de São Pedro
30 Dia do Caminhoneiro

Julho

02 Dia do Bombeiro
02 Dia do Hospital
04 Dia Internacional do Cooperativismo
08 Dia do Padeiro
10 Dia da Pizza
11 Dia do Mestre da Banda
12 Dia do Engenheiro Florestal
13 Dia do Engenheiro de Saneamento
13 Dia Mundial do Rock
16 Dia do Comerciante
17 Dia da Liberdade de Pensamento
17 Dia do Protetor de Florestas
18 Dia do Trovador
19 Dia da Caridade
19 Dia Nacional do Futebol
20 Dia do Amigo
23 Dia do Guarda Rodoviário
25 Dia do Colono
25 Dia do Motorista
25 Dia do Escritor
26 Dia da Vovó
26 Dia do Detetive Particular
27 Dia do Despachante
27 Dia do Motociclista
28 Dia do Agricultor

Agosto

01 Dia Nacional do Selo
03 Dia do Tintureiro
04 Dia do Padre
05 Dia Nacional da Saúde
08 Dia dos Bandeirantes
08 Dia dos Pais
10 Dia da Enfermeira
11 Dia do Garçom
11 Dia da Televisão
11 Dia do Advogado
11 Dia do Estudante
12 Dia Nacional das Artes
13 Dia do Economista
13 Dia do Encarcerado
14 Dia do Combate à Poluição
15 Dia da Informática
15 Dia do Solteiro
17 Dia do Patrimônio Histórico
19 Dia do Artista de Teatro
19 Dia Mundial da Fotografia
21 Dia da Habilitação
22 Dia do Folclore
24 Dia do Artista
25 Dia do Feirante
25 Dia do Soldado
27 Dia do Corretor de Imóveis
27 Dia Nacional do Psicólogo
28 Dia da Avicultura
28 Dia do Bancário
29 Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

Setembro

02 Dia do Repórter Fotográfico
03 Dia do Biólogo
05 Dia da Amazônia
05 Dia do Oficial da Farmácia
05 Dia da Juventude
06 Dia do Barbeiro
06 Dia do Alfaiate
07 Dia da Independência do Brasil
08 Dia da Alfabetização
09 Dia do Administrador
09 Dia do Veterinário
13 Dia do Agrônomo
14 Dia do Frevo
17 Dia da Compreensão Mundial
18 Dia dos Símbolos Nacionais
19 Dia do Comprador
19 Dia do Teatro
20 Dia do Pombo da Paz
20 Dia do Funcionário Municipal
21 Dia do Radialista
21 Dia do Fazendeiro
21 Dia da Árvore
21 Dia do Idoso
22 Dia da Banana
23 Dia do Soldador
23 Início da Primavera
25 Dia da Tia Solteirona
25 Dia do Trânsito
27 Dia do Cantor
27 Dia do Encanador
29 Dia do Anunciante
30 Dia da Secretária
30 Dia Mundial do Tradutor

Outubro

01 Dia do Vendedor
02 Dia do Anjo da Guarda
03 Dia do Dentista
04 Dia Mundial dos Animais
05 Dia da Natureza
09 Dia do Atletismo
11 Dia do Deficiente Físico
12 Dia das Crianças
14 Dia Nacional da Pecuária
15 Dia do Professor
16 Dia da Alimentação
17 Dia do Eletricista
18 Dia do Médico
20 Dia do Poeta
22 Dia do Paraquedista
23 Dia do Aviador
25 Dia da Democracia
28 Dia do Funcionário Público
29 Dia Nacional do Livro
31 Dia das Bruxas

Novembro

04 Dia do Inventor
05 Dia da Ciência
08 Dia Mundial do Urbanismo
10 Dia do Trigo
11 Dia do Supermercado
14 Dia da Alfabetização
15 Proclamação da República
17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
20 Dia da Consciência Negra
22 Dia do Músico
23 Dia Internacional do Livro
25 Dia do Doador de Sangue
29 Dia do Café

Dezembro

01 Dia do Imigrante
02 Dia do Samba
04 Dia da Propaganda
08 Dia da Família
09 Dia do Fonoaudiólogo
10 Dia do Palhaço
11 Dia do Engenheiro
13 Dia do Marinheiro
15 Dia do Jardineiro
16 Dia do Reservista
18 Dia do Museólogo
21 Dia do Atleta
23 Dia do Vizinho
25 Natal
26 Dia da Lembrança
28 Dia do Salva-Vidas
31 Ano Novo

Cartões Corporativos Parte 1

/ 10 de junho de 2010 / 0

Em nossas consultas pela web temos percebido uma carência de cartões comemorativos voltados a profissionais e empresas, assim resolvemos criar uma série de cartões corporativos para aniversários e datas comemorativas, visando auxiliar profissionais que precisam homenagear colegas de trabalho, chefes, corporações, etc.
Os cartões que colocaremos a cada postagem poderão ser salvos bastando clicar com o botão direito do mouse para armazená-los em seu micro.
Podem usar à vontade, só nos deixe um recadinho para sabermos a preferência da galera.
Para vusualizar em tamanho real, clique na imagem.

Cartão Corporativo
Tema Aniversário

Ação de marketing bem sucedida

/ 10 de junho de 2010 / 0

A Vivo realizou no Maracanã uma ação de marketing chamada Eu Vivo a Seleção.

O evento foi um sucesso reunindo mais de 40 mil pessoas que foram convidadas apenas através de redes sociais e site da Vivo.
A proposta, segundo Cris Duclos – diretora de comunicação da Vivo – foi reunir um grande número de pessoas para formar mensagens de incentivo para a Seleção Brasileira com as luzes dos celulares.
O evento contou com uma equipe de 150 pessoas para organização, entre a quais o apresentador Luciano Huck que comandou a galera.
Para quem não acredita no poder das redes sociais como instrumento de marketing corporativo, este é um bom exemplo da força destas mídias.
Não deixe de conferir todos os detalhes dos bastidores dessa super ação de incentivo no site: http://www.avesso.com.br/

Sites criativos X Sites Otimizados

/ 4 de junho de 2010 / 4

Quem navega há algum tempo pela web, já deve ter percebido que os sites sofreram mudanças em seu padrão visual ao longo da história da internet.
Inicialmente, os sites eram bem delimitados com o menu de navegação localizado, na maioria das vezes, no topo ou na lateral esquerda e o conteúdo na porção direita do site.
Esse padrão “reinou” durante muito tempo e não apresentava muita inovação na forma de apresentação.
Com o aparecimento da tecnologia de animação, possibilitada pelo Flash, todas as limitações existentes na programação de um site foram deixadas de lado. Foi uma verdadeira revolução de criatividade em termos de diagramação e apresentação de conteúdo. Nada mais tinha lugar fixo, ou melhor nada mais era fixo! Menus se movimentavam, giravam, ficavam camuflados em imagens, o mesmo acontecia com o conteúdo.
Atualmente, o padrão mudou novamente, há uma tendência por sites no estilo de portal; com um topo e três colunas na parte de baixo. Normalmente o menu se localiza na coluna da esquerda, o conteúdo principal na parte central e na coluna da direita ficam conteúdos que necessitam de destaque como notícias, novidades, lançamentos, etc.
Para quem observa de fora, a impressão que se tem é que passamos por um retrocesso.
Mas isso tem uma explicação: me corrijam os SEO’s, mas o conteúdo inserido nos arquivos swf, provenientes do Flash, são mais difíceis de serem indexados pelos robôs do Google e demais buscadores.
Como a concorrência pelas primeiras colocações nas páginas do Google tem se tornado cada vez mais acirrada, visto que isto traz visibilidade e visitas aos sites, uma das estratégias para a otimização destes tem sido evitar conteúdos em flash.
Agora eu lhe pergunto: Não seriam os mecanismos de busca que deveriam se adaptar às novas tecnologias fazendo com que seus robôs conseguissem ler o conteúdo inserido em qualquer tipo de programação?
Qual é sua opinião? Deixe seu comentário.
Enquanto isso não acontece, os web designers e SEO’s vão se ajustando às limitações dos buscadores…
Parabéns àqueles que, com tudo isso, coseguem desenvolver sites criativos com lay-outs inovadores.

O significado das formas geométricas Parte II

/ 23 de maio de 2010 / 4

O Ponto é a unidade gráfica mais simples em comunicação visual. Sua representação gráfica é obtida pela marca deixada através do simples contato de algum material (líquido ou sólido) com a superfície.

Tem formato arredondado e é de fácil reconhecimento por nosso cérebro que tem a tendência de simplificar qualquer forma, tentando transformá-la num ponto. Prova disso é que quanto mais nos distanciamos de um objeto (de qualquer formato) mais ele vai perdendo os detalhes até se tornar apenas um pontinho distante. Se levarmos em consideração esta tendência de nosso cérebro ao pensarmos em criar um logotipo, torna-se fácil perceber que quanto menor a quantidade de informação utilizada, mais fácil para que elas sejam retidas na mente do público. Os vários elementos de um logotipo podem até ajudá-lo a ser auto-explicativo, porém exigem mais esforço para serem memorizados.

Isso explica a tendência de simplificação observada em muitos logotipos durante sua evolução.
Tomemos como exemplo o logo da Nike, que inicialmente possuía o nome Nike em sua composição e atualmente, após vários processos de simplificação, utilizar apenas o elemento gráfico.

É evidente que para isso acontecer, houve um enorme trabalho de comunicação e marketing envolvido para manter o nível de recall da marca inalterado.

Então eu pergunto:
Você acha que um logotipo deve inicialmente conter todos os detalhes que possam ajudá-lo a ser melhor entendido, e depois, se for o caso, ser simplificado para facilitar a memorização da marca? Ou, ele já deve ser criado o mais simples possível e evitar o esforço e investimento de um processo de simplificação futuro, ainda que este esforço ocorra inicialmente para facilitar sua compreensão?
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

Cliente 2.0

/ 18 de abril de 2010 / 2
Cliente 2.0 – Você está preparado para ele?
Vender significa traduzir em benefícios as necessidades observadas em seus clientes. Para que este mecanismo funcione é preciso conhecer quem é o consumidor com quem estamos lidando.
Para isso, vamos entender como ocorreu a evolução deste consumidor ao longo do tempo.
Inicialmente, num período conhecido como a Era do Produto, as relações comerciais eram conduzidas a bel prazer das empresas. Havia pouca oferta e muita demanda fazendo com que o consumidor se sujeitasse ao que lhe fosse oferecido, isso sem contar o fato de que ele, o consumidor, era bem menos esclarecido e exigente do que é hoje.
Com o passar do tempo, a alta competitividade gerada pelo crescente número de empresas que disputava a todo custo a atenção dos consumidores, fez com que se estabelecesse uma nova era: A Era do Consumidor. Neste momento, as empresas precisaram conhecer as necessidades e desejos de sua clientela e ouvir mais e melhor suas opiniões. Com isso, passaram a reformular e inovar seus produtos e serviços com vistas a atender estas expectativas.
Atualmente, devido ao advento da globalização, além de outros fatores, atingimos patamares tão altos de concorrência, que não basta mais atender as necessidades dos clientes, as empresas precisam ir além, antecipando futuras necessidades e principalmente estabelecendo diferenciais em seus produtos. Estamos na Era dos Serviços.
Mas, a proliferação da tecnologia, a rapidez imposta pela internet , e principalmente a influência das mídias sociais têm modificado ainda mais este consumidor. Podemos seguramente afirmar que já entramos na Era da Informação.
Da Era do Produto para cá muita coisa mudou. Em 1990 com a criação do Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, deu-se início a um novo período nas relações de consumo: O consumidor ganhou consciência de sua importância, e logo passou a brigar por seus direitos. com o amadurecimento, parou de brigar e simplesmente começou a virar as costas para as empresas que não atendessem suas necessidades.
Atualmente, após a tecnologia 2,0 (segunda geração de comunidades e serviços web que possibilita maior interação entre os usuários), o consumidor passou a dividir suas experiências com outros consumidores através das redes sociais, e mudou drasticamente a forma de escolher um produto ou marca.
Quem é, então, o cliente 2.0 ?
Conhecidos como geração Y (indivíduos nascidos no final dos anos 70 , anos 80 e início de 90) os novos consumidores 2.0, como aponta a reportagem de 03/2010 da Revista Consumidor Moderno, são:
– Imediatistas, velozes e infiéis a empresas ou marcas;
– Querem tudo na hora, não toleram bem os erros e em caso de frustrações simplesmente mudam de marca;
– Importam-se com a forma e a facilidade de comprar, pois amam a tecnologia;
– Concentram seu foco nos resultados e não nos processos, detêm o poder de compra e conhecem seus direitos;
– São engajados na questão de sustentabilidade, por isso dão preferência a produtos de baixo impacto ambiental, valorizam bens imateriais;
Atualmente, a geração Y já é bastante forte, mas será dominante num futuro breve.
Os novos consumidores também podem ser designados por Geração C:
Colaborativa, que gera Conteúdo, e Conectada.
Portanto, é fácil perceber que estará sujeita a perder espaço entre os consumidores, a empresa que além de fazer uso das tecnologias de informação e seus mecanismos contemporâneos para conhecer as tendências de mercado, não entender as características dos novos consumidores 2.0.
E não importa se sua empresa é voltada a bens de consumo, serviços ou dedicada ao b2b, porque o seu cliente também é 2.0!

Mais sobre mensagens subliminares

/ 16 de abril de 2010 / 2

Dando continuidade ao tema mensagens subliminares, apresentamos outro quadro de Octávio Ocampo que contém elementos subliminares.

Analisando a imagem, facilmente percebemos o rosto de uma mulher, porém ao ampliarmos o quadro, verificamos que seu rosto é formado por esquilos e delineado por um galho de árvore.
Porém isto não é tudo. Oculto no galho, existe a figura de um homem deitado e nú. (clareamos a imagem para facilitar a visualização).
Aí está o subliminar da história… O que significa a presença deste homem ?
Se observarmos sua posição, veremos que seu braços estão para trás como se ele estivesse amarrado, aliado a isso, as folhagens do galho parecem muito mais espinhos do que folhas, dando a impressão de que o homem está deitado sobre eles.
O conjunto todo passa idéia de submissão, e como a mulher tem maior destaque, por estar em zoom, pode ser considerada a dominadora, o que fica mais evidente se observarmos que de sua boca “escorre sangue” (observe melhor este detalhe na foto pequena). Apesar da expressão serena da mulher, o sangue lhe confere um ar perverso (típico de vampiro) que suga as forças de sua vítima.
Essa condição de submissão é reforçada pelos esquilos (supostamente um casal) onde a fêmea (mais gorda) segura o alimento protegendo-o com seu corpo da aproximação do macho.
Você vê outros significados neste quadro? Compartilhe conosco sua opinião, deixe seu comentário.

Teste de Percepção

/ 14 de abril de 2010 / 2

Muito se fala sobre a capacidade de persuasão através do acesso ao lado direito do cérebro que é mais emocional. Também sabemos que cada pessoa possui um lado do cérebro que é dominante, isso define algumas de suas características.

Com este teste é possível descobrir qual dos seus hemisférios cerebrais é dominante; se o esquerdo (mais lógico e racional) ou se o direito (mais criativo e imaginativo).
Concentre-se no movimento da jovem.
Se você a vê rodar no sentido dos ponteiros do relógio o seu hemisfério dominante é o direito. Se para você ela roda no sentido antihorário, então o seu hemisfério dominante é o esquerdo.
Cerca de 40% das pessoas vêem a jovem rodar no sentido horário, 20% no sentido contrário e 40% conseguem ver os dois sentidos.
Diante disso, tivemos seguinte idéia:  Vamos fazer um levantamento para saber se a dominância do lado direito do cérebro se dá mais em homens ou em mulheres. Claro que sem comprovação científica, mas vale como curiosidade. Para isso, deixe registrado (F) para feminino e (M) para masculino junto com o seu comentário: Para você, em qual sentido ela roda?
Fonte: http://www.perthnow.com.au/

Linguagem Subliminar

/ 14 de abril de 2010 / 2

Depois de publicar o post sobre elementos subliminares em logotipos, recebemos vários pedidos para falarmos mais sobre o assunto. Pesquisamos e encontramos um artista que domina muito bem esta arte.

Trata-se de Octavio Ocampo, artista Mexicano nascido em 1943, que utiliza a sobreposição e justaposição de várias imagens para formar um quadro. À primeira vista não percebemos a presença das imagens que formam a cena. Aos poucos vamos descobrindo em cada detalhe do quadro uma imagem “escondida”. O que é mais interessante é que normalmente as imagens que compõem o a cena também fazem parte do tema.
Veja alguns de seus quadros em tamanho reduzido e observe quantos detalhes aparecem quando eles são  ampliados.

A primeira vista vemos apenas o rosto de uma mulher, mas ao ampliarmos o quadro…
 

 
 

 
 
Neste quadro, além das figuras que formam a imagem, encontramos um elemento em especial usado para passar uma mensagem de forma subliminar: Poucos reparam, mas no céu há um avião de caça, que foge do contexto histórico e temporal do tema. Através deste elemento passa-se a idéia de que episódios  como o que ocorreu com a morte de Jesus (de cunho político religioso pela disputa do poder) se repetem atualmente através das guerras, ou ainda que a guerra representa o massacre de uma população oprimida ( veja para onde está direcionado o olhar de Jesus ao carregar a cruz) diante de uma disputa de poder.

 

Você consegue perceber outras mensagens nestes quadros?
Deixe seu cometário a respeito!

Merchandising no Hino Nacional

/ 13 de abril de 2010 / 0

Segundo a Wikipédia:
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
No Brasil o termo Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, já que refere-se à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. É uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda. Possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é “digerida” pelo publico com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos.
Veja a seguir um exemplo nada sutil de merchandising no Hino Nacional Brasileiro. Agora vai ser fácil dos jogadores da seleção brasileira cantarem o hino…

Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.

Novidades da Tecnologia USB

/ 13 de abril de 2010 / 0

Vivemos constantemente em busca de dicas e técnicas que possam nos auxiliar na otimização de nossas atividades diárias a fim de conquistarmos mais tempo livre. Se você também vive com esta necessidade, não deixe de ler as 10 dicas para manter seus e-mails em dia
A tecnologia tem desempenhado um importante papel para proporcionar um ganho de tempo em nosso dia-a-dia, porém ao mesmo tempo, ela nos escraviza, preenchendo com novas atividades (que não tínhamos) o tempo livre que ela mesma disponibiliza.

Aí eu pergunto, onde vamos parar?

Quando inventaram a porta USB, na verdade os pesquisadores criaram um cordão umbilical tecnológico para nos conectar com os computadores.
Hoje passamos mais tempo na frente do computador do que lendo, conversando, passeando, dormindo ou às vezes tudo isso junto.
Agora inventaram a Marmita USB que, ligada em seu micro, mantém a comida quente para que você não tenha que “perder tempo” para esquentá-la.

Também tem a Mini Geladeira USB que mantém seu refrigerante na temperatura ideal. Porque Coca-Cola sem gelo ninguém merece…

E as invenções não param por aí. Para que você não se sinta sedentário você pode conectar na porta USB de seu micro, esse hamster que corre na velocidade que você digita. Com certeza depois de algumas horas você estará que nem um louco querendo digitar mais e mais rápido na esperança que o hamster tropece…

Para os apaixonados por animais de estimação que tal um aquário USB?

E ao final do dia, se você estiver cansado, não pense que vai se distanciar do computador para descansar. Já existem massageadores USB para relaxar a tensão. E para os olhos cansados, máscara térmica, também USB.

E nem com a Gripe Suína é preciso se preocupar. É só usar uma máscara respiratória USB que você estará protegido.

Com certeza este é só o começo de uma vida “conectada”.
Só precisamos saber se um dia conseguiremos cortar o cordão umbilical…

O que você acha de toda esta tecnologia? Deixe seu comentário. (‘o’,)

Figuras Geométricas escondidas na diagramação de layouts

/ 6 de abril de 2010 / 2
Ao construir um layout temos que levar em consideração que a diagramação tem bastante influência na absorção do conteúdo.
Existem áreas mais facilmente percebíveis do que outras.
Conhecer estas áreas pode facilitar o trabalho de quem procura atrair a atenção do leitor.
Recentemente foi realizada uma pesquisa chamada  Eyetrack III, liderada pelo O Instituto Poynter, que ajudou a conhecer um pouco como os leitores vêem um layout. A pesquisa foi realizada com 46 pessoas e monitorou o movimento dos olhos dos leitores em sites de notícias. A partir desta pesquisa pôde-se observar um padrão comum que foi “traduzido” através da seguinte figura geométrica:
Os olhos na maioria das vezes se fixaram em primeiro lugar na parte superior esquerda da página, permanecendo nesta área alguns instantes antes de começar o processo de “varredura” da página. Só depois de ler atentamente a parte superior da página por algum tempo é que os olhos passaram a explorar a área de baixo da página.
Dependendo do layout da página, é claro, este padrão pode variar. A imagem acima é uma representação simplificada do padrão de movimento dos olhos.
A pesquisa também levantou as zonas de importância no layout das páginas:

Devemos considerar que a pesquisa foi realizada com base na observação do comportamento em relação a sites de notícias e não podemos generalizar os resultados para todas as mídias, mas já é um bom começo, conhecer este comportamento e saber que determinadas áreas de nosso layout têm mais importância do que outras.
Fonte: http://www.poynterextra.org/eyetrack2004/main.htm