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Significados do triângulo em trabalhos gráficos

Significados do triângulo

Já falamos sobre o significado das formas geométricas na construção de logotipos e também já analisamos o uso do QUADRADO e do CÍRCULO , agora, vamos estudar melhor Continue lendo →

Análise do Logotipo do Pão de Açúcar

Análise do logotipo pão de açúcar

Por sugestão da internauta Adriana Peres Quadro, resolvemos fazer a análise do logotipo dos Supermercados Pão de Açúcar.

Significado de formas geométricas complexas

análise de figuras geométricas complexas

Conhecer o significado de formas geométricas complexas é uma tarefa que pode facilitar o trabalho de quem precisa desenvolver logotipos, por isso, esse assunto Continue lendo →

Significado do Logo da Copa de 2014

significado do logo da copa de 2014

Com  chegada da Copa aqui no Brasil, um dos assuntos que vêm ganhando a atenção da mídia é o significado do logo da copa.

Depois de sua divulgação no dia 08/07/2010, o logo passou a ser alvo de análises e comentários por toda a imprensa e principalmente Continue lendo →

O significado das formas geométricas Parte II

O Ponto é a unidade gráfica mais simples em comunicação visual. Sua representação gráfica é obtida pela marca deixada através do simples contato de algum material (líquido ou sólido) com a superfície.

Tem formato arredondado e é de fácil reconhecimento por nosso cérebro que tem a tendência de simplificar qualquer forma, tentando transformá-la num ponto. Prova disso é que quanto mais nos distanciamos de um objeto (de qualquer formato) mais ele vai perdendo os detalhes até se tornar apenas um pontinho distante. Se levarmos em consideração esta tendência de nosso cérebro ao pensarmos em criar um logotipo, torna-se fácil perceber que quanto menor a quantidade de informação utilizada, mais fácil para que elas sejam retidas na mente do público. Os vários elementos de um logotipo podem até ajudá-lo a ser auto-explicativo, porém exigem mais esforço para serem memorizados.

Isso explica a tendência de simplificação observada em muitos logotipos durante sua evolução.
Tomemos como exemplo o logo da Nike, que inicialmente possuía o nome Nike em sua composição e atualmente, após vários processos de simplificação, utilizar apenas o elemento gráfico.

É evidente que para isso acontecer, houve um enorme trabalho de comunicação e marketing envolvido para manter o nível de recall da marca inalterado.

Então eu pergunto:
Você acha que um logotipo deve inicialmente conter todos os detalhes que possam ajudá-lo a ser melhor entendido, e depois, se for o caso, ser simplificado para facilitar a memorização da marca? Ou, ele já deve ser criado o mais simples possível e evitar o esforço e investimento de um processo de simplificação futuro, ainda que este esforço ocorra inicialmente para facilitar sua compreensão?
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

Merchandising no Hino Nacional

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Segundo a Wikipédia:
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
No Brasil o termo Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, já que refere-se à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. É uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda. Possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é “digerida” pelo publico com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos.
Veja a seguir um exemplo nada sutil de merchandising no Hino Nacional Brasileiro. Agora vai ser fácil dos jogadores da seleção brasileira cantarem o hino…

Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.

Elementos subliminares em logotipos

Como havíamos prometido em outro post, vamos verificar como alguns designers usam elementos subliminares ou subjetivos na construção de logotipos.
Primeiro vamos às definições:
Mensagem Subliminar: A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.
Mensagem Subjetiva: è aquela que pertence ao sujeito enquanto ser consciente, que é do domínio da consciência.

Fonte: Wikipédia
Em outras palavras, podemos resumir da seguinte forma: subliminar é o que foge à nossa consciência e subjetivo é algo que está “escondido ou camuflado” que podemos perceber conscientemente, porém exige um certo esforço.
Com relação a construção de logotipos o mais comum é a utilização de elementos subjetivos para reforçar alguma característica importante.
Vejamos alguns exemplos:
O logotipo do Habib´s tem em sua construção um apóstrofe invertido! Esse elemento subjetivo ( ele está ali e pode ser percebido conscientemente) passa a idéia de uma esfiha mordida. De forma subliminar este detalhe pode despertar uma vontade incosciente de comer esfiha…
O logo da Amazon tem uma seta que passa a idéia de velocidade, porém poucos associam esta seta à idéia de diversidade: produtos de “a” a “z”.
O logo Fedex também tem uma seta (um pouco mais camuflada) para passar a idéia de agilidade.
Se você não viu, está entre o “E” e o “x”.

Muitos analisam o logo do Banco do Brasil como sendo 2 Bs invertidos e entrelaçados, mas também podemos perceber uma estilização do cifrão “$”, elemento que caracteriza perfeitamente a atividade das instituições financeiras.
Selecionamos apenas alguns exemplos, mas em breve colocaremos outros.
Para quem gostou deste assunto recomendamos visitar o blog Elo Comunicação que tem uma postagem interessante sobre logotipos.

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O significado das figuras geométricas na construção de Logos

Tentar entender o processo de criação de marcas e logos nem sempre é uma tarefa fácil. Entender o significado das figuras geométricas nem sempre é fácil…

 

análise de logotipo

Deixando as brincadeiras de lado, para entender o significado de um logo precisamos primeiro saber o significado das figuras geométricas e elementos que o compõem.

Em nosso cérebro, nós possuímos circuitos de reconhecimento de padrões que nos fazem enxergar um mundo cheio de geometria. Em outras palavras o inconsciente cria significados para as formas e se conhecemos a “linguagem da mente” somos capazes de descobrir alguns significados ocultos.
Então vamos à algumas definições:

Significados das figuras geométricas quando aplicadas em logotipos

Linhas retas >> são mais racionais, estão ligadas ao pensar.

 

Linhas curvas ou orgânicas >> são mais emocionais, ligadas ao fluir.

Quadrado >> Representa força, segurança, racionalidade, imobilidade e poder.
Retângulo deitado >> Indica solidez, estabilidade e fortaleza.
Sabendo disso, fica fácil perceber porque a maioria dos bancos e instituições financeiras tem por base o quadrado ou retângulo deitado.

significado das figuras geométricas quadrado e retângulo

Retângulo em pé >> Indica crescimento e sustentação
Muito apropriado para construtoras, não acham?…
Círculo >> É constituido por uma curva contínua sem fim. Representa estabilidade evolutiva, globalização, universalidade, e também tem a característica de centralização, uma vez que cria um limite que funciona como foco.
Você já reparou que os meios de comunicação sempre usam círculos ou figuras circulares? Poque será? Empresas que querem atingir uma grande massa tornando-se populares fazem uso deste recurso. Como a Volkswagen, por exemplo.

Triângulo para baixo >> Passa a ideia de mobilidade e instabilidade, já que é seu vértice que serve de base para a figura nesta posição.

Triângulo para cima >> Representa ascensão, sucesso, dinamismo e estabilidade

Vejamos os exemplos: A Leroy Merlin  e a Dicico, duas lojas de materiais de construção, usam o triangulo para cima indicando ascenção com estabilidade, para passar a idéia de construção com solidez.
A Top Asiole, agência de Comunicação Integrada usou o triângulo para mostrar sua capacidade de conduzir os clientes ao sucesso com dinamismo. O retângulo em pé reforça a ideia de crescimento e sustentação.
O HSBC, além de usar o quadrado como base, trabalha com triangulos em várias direções o que leva a juntar as definições: mobilidade, ascenção, sucesso, dinamismo e estabilidade.

Losango inclinado >> Velocidade, rapidez
Alguém arrisca um palpite do porque as empresas de entrega sempre usam este artifício?

Estes são alguns exemplos, mas conhecendo o significado das figuras geométricas, não é difícil entender outros logos a nossa volta…
Muitas vezes os designers desenvolvem logotipos e não usam formas básicas, como as citadas acima, porém usam outros elementos, muitas vezes subliminares, para transmitir os conceitos para os quais suas marcas foram criadas.
No próximo post falaremos sobre isso.
Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.

Este post foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.

 

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