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Análise do Logotipo do Pão de Açúcar

Análise do logotipo pão de açúcar

Por sugestão da internauta Adriana Peres Quadro, resolvemos fazer a análise do logotipo dos Supermercados Pão de Açúcar.

Significado de formas geométricas complexas

análise de figuras geométricas complexas

Conhecer o significado de formas geométricas complexas é uma tarefa que pode facilitar o trabalho de quem precisa desenvolver logotipos, por isso, esse assunto Continue lendo →

Sites criativos X Sites Otimizados

Quem navega há algum tempo pela web, já deve ter percebido que os sites sofreram mudanças em seu padrão visual ao longo da história da internet.
Inicialmente, os sites eram bem delimitados com o menu de navegação localizado, na maioria das vezes, no topo ou na lateral esquerda e o conteúdo na porção direita do site.
Esse padrão “reinou” durante muito tempo e não apresentava muita inovação na forma de apresentação.
Com o aparecimento da tecnologia de animação, possibilitada pelo Flash, todas as limitações existentes na programação de um site foram deixadas de lado. Foi uma verdadeira revolução de criatividade em termos de diagramação e apresentação de conteúdo. Nada mais tinha lugar fixo, ou melhor nada mais era fixo! Menus se movimentavam, giravam, ficavam camuflados em imagens, o mesmo acontecia com o conteúdo.
Atualmente, o padrão mudou novamente, há uma tendência por sites no estilo de portal; com um topo e três colunas na parte de baixo. Normalmente o menu se localiza na coluna da esquerda, o conteúdo principal na parte central e na coluna da direita ficam conteúdos que necessitam de destaque como notícias, novidades, lançamentos, etc.
Para quem observa de fora, a impressão que se tem é que passamos por um retrocesso.
Mas isso tem uma explicação: me corrijam os SEO’s, mas o conteúdo inserido nos arquivos swf, provenientes do Flash, são mais difíceis de serem indexados pelos robôs do Google e demais buscadores.
Como a concorrência pelas primeiras colocações nas páginas do Google tem se tornado cada vez mais acirrada, visto que isto traz visibilidade e visitas aos sites, uma das estratégias para a otimização destes tem sido evitar conteúdos em flash.
Agora eu lhe pergunto: Não seriam os mecanismos de busca que deveriam se adaptar às novas tecnologias fazendo com que seus robôs conseguissem ler o conteúdo inserido em qualquer tipo de programação?
Qual é sua opinião? Deixe seu comentário.
Enquanto isso não acontece, os web designers e SEO’s vão se ajustando às limitações dos buscadores…
Parabéns àqueles que, com tudo isso, coseguem desenvolver sites criativos com lay-outs inovadores.

O significado das formas geométricas Parte II

O Ponto é a unidade gráfica mais simples em comunicação visual. Sua representação gráfica é obtida pela marca deixada através do simples contato de algum material (líquido ou sólido) com a superfície.

Tem formato arredondado e é de fácil reconhecimento por nosso cérebro que tem a tendência de simplificar qualquer forma, tentando transformá-la num ponto. Prova disso é que quanto mais nos distanciamos de um objeto (de qualquer formato) mais ele vai perdendo os detalhes até se tornar apenas um pontinho distante. Se levarmos em consideração esta tendência de nosso cérebro ao pensarmos em criar um logotipo, torna-se fácil perceber que quanto menor a quantidade de informação utilizada, mais fácil para que elas sejam retidas na mente do público. Os vários elementos de um logotipo podem até ajudá-lo a ser auto-explicativo, porém exigem mais esforço para serem memorizados.

Isso explica a tendência de simplificação observada em muitos logotipos durante sua evolução.
Tomemos como exemplo o logo da Nike, que inicialmente possuía o nome Nike em sua composição e atualmente, após vários processos de simplificação, utilizar apenas o elemento gráfico.

É evidente que para isso acontecer, houve um enorme trabalho de comunicação e marketing envolvido para manter o nível de recall da marca inalterado.

Então eu pergunto:
Você acha que um logotipo deve inicialmente conter todos os detalhes que possam ajudá-lo a ser melhor entendido, e depois, se for o caso, ser simplificado para facilitar a memorização da marca? Ou, ele já deve ser criado o mais simples possível e evitar o esforço e investimento de um processo de simplificação futuro, ainda que este esforço ocorra inicialmente para facilitar sua compreensão?
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.