Análise do Logotipo do Pão de Açúcar

Análise do logotipo pão de açúcar

Por sugestão da internauta Adriana Peres Quadro, resolvemos fazer a análise do logotipo dos Supermercados Pão de Açúcar.

Em pesquisa na internet encontramos a seguinte explicação para a linha de criação do logo do Pão de Açúcar:

“O logotipo do Pão de Açúcar quer trazer maior transparência e luminosidade, remetendo ao frescor dos produtos. O formato mais arredondado deseja conferir calor humano. O uso de traço contínuo foi inspirado na imagem do infinito.” 

Se fizermos uma análise do logotipo com uma avaliação mais profunda, podemos supor que o aspecto orgânico e humanizado das formas arredondadas traz uma proximidade com o consumidor. Se relacionarmos o formato arredondado à forma de um coração, podemos associá-lo ao slogan utilizado pela rede: “Lugar de gente feliz” , o que reforça ainda mais a questão humana, emocional.

A ideia de infinito em que o logo foi inspirado pode ser relacionada com a atividade varejista de criar um ciclo sem fim com o consumidor, além de sugerir capacidade interminável para atender a demanda com um “estoque que nunca acaba”.

Quanto a cor adotada,  (veja o significado das cores) o verde representa vigor, frescor, esperança, juventude e calma, atendendo perfeitamente a proposta da linha de criação.

O branco, por sua vez, passa a ideia de aproximação o que conduz novamente ao encontro do público alvo.

A tipologia usada também passa a impressão de orgânica por ser arredondada e sem muita rigidez na forma.

Agradecemos a participação de Adriana e convidamos a todos para sugerirem ideias de postagens.


 

Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.

 

Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.

Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?

Consulte-nos: (11) 98609-7504

3 comments
  • Olá Visão Periférica,

    descobri seu blog há pouco tempo e gostei muito dos significados, apesar de sentir muito dificuldade de entendê-los, ainda sou estudante de Publicidade e Propaganda e gostaria de saber "usar" e principalmente explicar formatos, cores e afins!

    Gostaria de perguntar algumas coisas nessa explicação do logotipo do "Pão de Açucar":

    "O formato mais arredondado deseja conferir calor humano." Não entendi o porque "calor humano"…

    "O uso de traço contínuo foi inspirado na imagem do infinito."
    Traço contínuo seria o traço do círculo? :s

    "podemos associa-lo à forma de um coração" Eu realmente fiquei perdido nessa parte. Coração por que?

    Em relação as cores e tipografia eu pude entender.

    Aguardo uma explicação mais detalhada!
    Obrigado!

  • Olá, Lucas,
    Que bom que você gostou do blog!
    Com relação às suas perguntas, vou tentar esclarecê-las, pois as citações que você relacionou são do próprio criador do logo, portanto, vou interpretar o que ele quis dizer.
    "O formato mais arredondado deseja conferir calor humano."
    Já falamos sobre o significado dos círculos aqui no blog em: http://entreclics.blogspot.com.br/2010/09/o-significado-das-formas-geometricas.html (dê uma olhadinha lá, pois as formas arredondadas se comportam de maneira parecida ao círculo) As linhas arredondadas estão intimamente relacionadas com o aspecto orgânico, natural, ou seja, um logo de formas arredondadas é mais " humanizado" e menos mecânico. O termo " calor humano" foi usado em sentido figurado para explicar que o logo quer passar a ideia do Pão de Açúcar ser um lugar agradável, aconchegante, onde os clientes se sentem bem. Aplicando este conceito de ser mais humano e menos mecânico ao segmento de atuação do Pão de Açúcar, poderíamos dizer que o logo também passa a ideia de que os supermercados Pão de Açúcar possuem produtos mais naturais e menos industrializados…

    "O uso de traço contínuo foi inspirado na imagem do infinito."
    Aqui o autor refere-se ao próprio desenho das montanhas. Note que ele tem um traço contínuo, ou seja, não é preciso tirar o lápis do papel para desenhar as duas montanhas, e você sempre volta ao ponto onde começou o desenho. Esta forma é semelhante ao símbolo de infinito usado em matemática." ∞ " que não tem começo nem fim…

    "podemos associa-lo à forma de um coração"
    Simplesmente porque a forma das montanhas lembram um coração (estilizado) Tudo que está ligado ao coração refere-se à emoção, como o slogan prega: Lugar de gente feliz… Mais uma vez a valorização do lado humano da empresa.

    Espero ter esclarecido. Mas se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para perguntar
    Acompanhe sempre nossas postagens.
    Um abraço (",('o',)

  • Acho que agora ficou um pouco mais facil de entender…

    Pode deixar que estou acompanhando sim!
    Muito obrigado e um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *