Inbound Marketing e compartilhamento do conhecimento

inbound marketing
Inbound Marketing virou palavra de ordem na web e com ele vem junto a ideia de compartilhamento do conhecimento.

O ambiente digital abriu as portas para uma nova modalidade de táticas de marketing, que através da geração e compartilhamento de conteúdo, atrai naturalmente leads e clientes potenciais: o Inbound Marketing.

 

Mas o que é Inbound Marketing, exatamente?

Inbound marketing são técnicas que utilizam conteúdos de qualidade, também conhecidos como “conteúdos ricos”, para atrair clientes para sua marca.
O inbound é importante como ferramenta de marketing, pois utiliza estratégias variadas para entregar conteúdos que interessam, informam e proporcionam experiências boas ao seu público alvo, e assim criam engajamento através de um relacionamento aparentemente descompromissado.
Dentro desta temática, o compartilhamento do conhecimento representa a síntese da capacidade do Inbound Marketing, pois qualquer ação estratégica nesta área envolve a disseminação de conteúdo relevante. 
Para funcionar e trazer resultados positivos, o inbound marketing exige conhecimento técnico, criatividade e estratégias inovadoras, por isso a escolha de quem vai fazer este trabalho deve ser criteriosa. 
 

E então, sua empresa está preparada para o Inbound Marketing? 

 
Inbound Marketing está na moda, contudo essa cultura ainda não foi bem consolidada no âmbito empresarial.
Algumas empresas têm medo de compartilhar o conhecimento por achar que suas ideias serão copiadas ou roubadas. Outras acham que compartilhar significa dar algo e perder a posse sobre ela.
Talvez, se compreendermos o princípio de “compartilhar” possamos dar uma nova dimensão a essa visão. Alguns dos significados do termo compartilhar são: participar, utilizar, experimentar ou desfrutar com os outros; sem nenhuma implicação particular de propriedade ou posse, simplesmente uso mútuo.
 
Quando compartilhamos nossos conhecimentos sem o propósito de posse, ampliamos nossos horizontes, já que gerando automaticamente novas relações, estas possivelmente promoverão novas oportunidades.
Igualmente deve ser no âmbito empresarial, onde, no fim das contas, não se detém o poder pleno sobre nenhum conhecimento, pois mesmo quando transformamos um conhecimento em produto e o patenteamos, não impedimos outra pessoa, ou empresa de acrescentar melhorias e novas tecnologias na criação de um produto melhor que o nosso.  
  
O compartilhamento permite o crescimento do conhecimento, pois para compartilhar algo é necessário se aprofundar no conteúdo, e isso permite descobrir novas possibilidades.
Em Inbound Marketing ou Marketing de atração devemos estimular o cliente a chegar até a empresa/produto e isso é feito através da disseminação de conteúdo.
Suas técnicas são apoiadas em 3 pilares:
– demonstrar
– envolver
– empoderar (que significa o mesmo que conceder autoridade, habilitar, desenvolver capacidades, ou seja munir de conhecimento)
O compartilhamento aumenta a possibilidade de alcançar um público maior e engajado, que se interessa pelo seu conteúdo.
Compartilhar conhecimento é uma forma de se relacionar com a audiência e seus potenciais clientes e ainda transformar sua empresa em referência em determinado assunto.
Saber é poder. Compartilhar o saber é potencializar o poder!
 
Diante disto, qual será sua próxima atitude?

Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.

 

Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.

Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?

Consulte-nos: (11) 98609-7504


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *