All posts in significado das formas geométricas

Significados do triângulo em trabalhos gráficos

Significados do triângulo

Já falamos sobre o significado das formas geométricas na construção de logotipos e também já analisamos o uso do QUADRADO e do CÍRCULO , agora, vamos estudar melhor Continue lendo →

Análise do Logotipo do Pão de Açúcar

Análise do logotipo pão de açúcar

Por sugestão da internauta Adriana Peres Quadro, resolvemos fazer a análise do logotipo dos Supermercados Pão de Açúcar.

Significado de formas geométricas complexas

análise de figuras geométricas complexas

Conhecer o significado de formas geométricas complexas é uma tarefa que pode facilitar o trabalho de quem precisa desenvolver logotipos, por isso, esse assunto Continue lendo →

O significado das formas geométricas – Círculo e Quadrado

Conhecer o significado das formas geométricas é importante na hora de empregá-las no desenvolvimento de um logotipo, pois a comparação entre duas figuras pode auxiliar na escolha da mais adequada dentro dos conceitos que se deseja passar com a marca. Portanto, hoje vamos analisar as características do círculo e compará-las com as do quadrado. Continue lendo →

O significado das formas geométricas Parte II

O Ponto é a unidade gráfica mais simples em comunicação visual. Sua representação gráfica é obtida pela marca deixada através do simples contato de algum material (líquido ou sólido) com a superfície.

Tem formato arredondado e é de fácil reconhecimento por nosso cérebro que tem a tendência de simplificar qualquer forma, tentando transformá-la num ponto. Prova disso é que quanto mais nos distanciamos de um objeto (de qualquer formato) mais ele vai perdendo os detalhes até se tornar apenas um pontinho distante. Se levarmos em consideração esta tendência de nosso cérebro ao pensarmos em criar um logotipo, torna-se fácil perceber que quanto menor a quantidade de informação utilizada, mais fácil para que elas sejam retidas na mente do público. Os vários elementos de um logotipo podem até ajudá-lo a ser auto-explicativo, porém exigem mais esforço para serem memorizados.

Isso explica a tendência de simplificação observada em muitos logotipos durante sua evolução.
Tomemos como exemplo o logo da Nike, que inicialmente possuía o nome Nike em sua composição e atualmente, após vários processos de simplificação, utilizar apenas o elemento gráfico.

É evidente que para isso acontecer, houve um enorme trabalho de comunicação e marketing envolvido para manter o nível de recall da marca inalterado.

Então eu pergunto:
Você acha que um logotipo deve inicialmente conter todos os detalhes que possam ajudá-lo a ser melhor entendido, e depois, se for o caso, ser simplificado para facilitar a memorização da marca? Ou, ele já deve ser criado o mais simples possível e evitar o esforço e investimento de um processo de simplificação futuro, ainda que este esforço ocorra inicialmente para facilitar sua compreensão?
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

Figuras Geométricas escondidas na diagramação de layouts

Ao construir um layout temos que levar em consideração que a diagramação tem bastante influência na absorção do conteúdo.
Existem áreas mais facilmente percebíveis do que outras.
Conhecer estas áreas pode facilitar o trabalho de quem procura atrair a atenção do leitor.
Recentemente foi realizada uma pesquisa chamada  Eyetrack III, liderada pelo O Instituto Poynter, que ajudou a conhecer um pouco como os leitores vêem um layout. A pesquisa foi realizada com 46 pessoas e monitorou o movimento dos olhos dos leitores em sites de notícias. A partir desta pesquisa pôde-se observar um padrão comum que foi “traduzido” através da seguinte figura geométrica:
Os olhos na maioria das vezes se fixaram em primeiro lugar na parte superior esquerda da página, permanecendo nesta área alguns instantes antes de começar o processo de “varredura” da página. Só depois de ler atentamente a parte superior da página por algum tempo é que os olhos passaram a explorar a área de baixo da página.
Dependendo do layout da página, é claro, este padrão pode variar. A imagem acima é uma representação simplificada do padrão de movimento dos olhos.
A pesquisa também levantou as zonas de importância no layout das páginas:

Devemos considerar que a pesquisa foi realizada com base na observação do comportamento em relação a sites de notícias e não podemos generalizar os resultados para todas as mídias, mas já é um bom começo, conhecer este comportamento e saber que determinadas áreas de nosso layout têm mais importância do que outras.
Fonte: http://www.poynterextra.org/eyetrack2004/main.htm