All posts in design gráfico

Significados do triângulo em trabalhos gráficos

Significados do triângulo

Já falamos sobre o significado das formas geométricas na construção de logotipos e também já analisamos o uso do QUADRADO e do CÍRCULO , agora, vamos estudar melhor Continue lendo →

Uso correto das fontes: design x aplicação

Uso correto das fontes na construção de logotipos

O estudo da tipologia oferece infinitas possibilidades aos designers no momento da criação, o que pode tornar-se uma tarefa desanimadora e complexa a de combinar características visuais com Continue lendo →

Análise do Logotipo do Pão de Açúcar

Análise do logotipo pão de açúcar

Por sugestão da internauta Adriana Peres Quadro, resolvemos fazer a análise do logotipo dos Supermercados Pão de Açúcar.

Significado de formas geométricas complexas

análise de figuras geométricas complexas

Conhecer o significado de formas geométricas complexas é uma tarefa que pode facilitar o trabalho de quem precisa desenvolver logotipos, por isso, esse assunto Continue lendo →

Ilusão óptica das cores

As cores têm um enorme poder na comunicação por despertar sensações em quem as observa. Hoje vamos falar especificamente da ilusão óptica das cores

A nossa percepção do mundo é gerada por nosso cérebro, através de Continue lendo →

O significado das cores em comunicação

significado das cores na comunicação

As cores têm muita influência no comportamento e no estado de humor das pessoas. Conhecer o significado das cores, permite utilizá-las como ferramenta capaz de atrair a atenção do público para determinados conceitos em trabalhos de comunicação e publicidade.

Mas a utilização das cores requer alguns cuidados Continue lendo →

Figuras Geométricas escondidas na diagramação de layouts

Ao construir um layout temos que levar em consideração que a diagramação tem bastante influência na absorção do conteúdo.
Existem áreas mais facilmente percebíveis do que outras.
Conhecer estas áreas pode facilitar o trabalho de quem procura atrair a atenção do leitor.
Recentemente foi realizada uma pesquisa chamada  Eyetrack III, liderada pelo O Instituto Poynter, que ajudou a conhecer um pouco como os leitores vêem um layout. A pesquisa foi realizada com 46 pessoas e monitorou o movimento dos olhos dos leitores em sites de notícias. A partir desta pesquisa pôde-se observar um padrão comum que foi “traduzido” através da seguinte figura geométrica:
Os olhos na maioria das vezes se fixaram em primeiro lugar na parte superior esquerda da página, permanecendo nesta área alguns instantes antes de começar o processo de “varredura” da página. Só depois de ler atentamente a parte superior da página por algum tempo é que os olhos passaram a explorar a área de baixo da página.
Dependendo do layout da página, é claro, este padrão pode variar. A imagem acima é uma representação simplificada do padrão de movimento dos olhos.
A pesquisa também levantou as zonas de importância no layout das páginas:

Devemos considerar que a pesquisa foi realizada com base na observação do comportamento em relação a sites de notícias e não podemos generalizar os resultados para todas as mídias, mas já é um bom começo, conhecer este comportamento e saber que determinadas áreas de nosso layout têm mais importância do que outras.
Fonte: http://www.poynterextra.org/eyetrack2004/main.htm

Elementos subliminares em logotipos

Como havíamos prometido em outro post, vamos verificar como alguns designers usam elementos subliminares ou subjetivos na construção de logotipos.
Primeiro vamos às definições:
Mensagem Subliminar: A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.
Mensagem Subjetiva: è aquela que pertence ao sujeito enquanto ser consciente, que é do domínio da consciência.

Fonte: Wikipédia
Em outras palavras, podemos resumir da seguinte forma: subliminar é o que foge à nossa consciência e subjetivo é algo que está “escondido ou camuflado” que podemos perceber conscientemente, porém exige um certo esforço.
Com relação a construção de logotipos o mais comum é a utilização de elementos subjetivos para reforçar alguma característica importante.
Vejamos alguns exemplos:
O logotipo do Habib´s tem em sua construção um apóstrofe invertido! Esse elemento subjetivo ( ele está ali e pode ser percebido conscientemente) passa a idéia de uma esfiha mordida. De forma subliminar este detalhe pode despertar uma vontade incosciente de comer esfiha…
O logo da Amazon tem uma seta que passa a idéia de velocidade, porém poucos associam esta seta à idéia de diversidade: produtos de “a” a “z”.
O logo Fedex também tem uma seta (um pouco mais camuflada) para passar a idéia de agilidade.
Se você não viu, está entre o “E” e o “x”.

Muitos analisam o logo do Banco do Brasil como sendo 2 Bs invertidos e entrelaçados, mas também podemos perceber uma estilização do cifrão “$”, elemento que caracteriza perfeitamente a atividade das instituições financeiras.
Selecionamos apenas alguns exemplos, mas em breve colocaremos outros.
Para quem gostou deste assunto recomendamos visitar o blog Elo Comunicação que tem uma postagem interessante sobre logotipos.

Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.

O significado das figuras geométricas na construção de Logos

Tentar entender o processo de criação de marcas e logos nem sempre é uma tarefa fácil. Entender o significado das figuras geométricas nem sempre é fácil…

 

análise de logotipo

Deixando as brincadeiras de lado, para entender o significado de um logo precisamos primeiro saber o significado das figuras geométricas e elementos que o compõem.

Em nosso cérebro, nós possuímos circuitos de reconhecimento de padrões que nos fazem enxergar um mundo cheio de geometria. Em outras palavras o inconsciente cria significados para as formas e se conhecemos a “linguagem da mente” somos capazes de descobrir alguns significados ocultos.
Então vamos à algumas definições:

Significados das figuras geométricas quando aplicadas em logotipos

Linhas retas >> são mais racionais, estão ligadas ao pensar.

 

Linhas curvas ou orgânicas >> são mais emocionais, ligadas ao fluir.

Quadrado >> Representa força, segurança, racionalidade, imobilidade e poder.
Retângulo deitado >> Indica solidez, estabilidade e fortaleza.
Sabendo disso, fica fácil perceber porque a maioria dos bancos e instituições financeiras tem por base o quadrado ou retângulo deitado.

significado das figuras geométricas quadrado e retângulo

Retângulo em pé >> Indica crescimento e sustentação
Muito apropriado para construtoras, não acham?…
Círculo >> É constituido por uma curva contínua sem fim. Representa estabilidade evolutiva, globalização, universalidade, e também tem a característica de centralização, uma vez que cria um limite que funciona como foco.
Você já reparou que os meios de comunicação sempre usam círculos ou figuras circulares? Poque será? Empresas que querem atingir uma grande massa tornando-se populares fazem uso deste recurso. Como a Volkswagen, por exemplo.

Triângulo para baixo >> Passa a ideia de mobilidade e instabilidade, já que é seu vértice que serve de base para a figura nesta posição.

Triângulo para cima >> Representa ascensão, sucesso, dinamismo e estabilidade

Vejamos os exemplos: A Leroy Merlin  e a Dicico, duas lojas de materiais de construção, usam o triangulo para cima indicando ascenção com estabilidade, para passar a idéia de construção com solidez.
A Top Asiole, agência de Comunicação Integrada usou o triângulo para mostrar sua capacidade de conduzir os clientes ao sucesso com dinamismo. O retângulo em pé reforça a ideia de crescimento e sustentação.
O HSBC, além de usar o quadrado como base, trabalha com triangulos em várias direções o que leva a juntar as definições: mobilidade, ascenção, sucesso, dinamismo e estabilidade.

Losango inclinado >> Velocidade, rapidez
Alguém arrisca um palpite do porque as empresas de entrega sempre usam este artifício?

Estes são alguns exemplos, mas conhecendo o significado das figuras geométricas, não é difícil entender outros logos a nossa volta…
Muitas vezes os designers desenvolvem logotipos e não usam formas básicas, como as citadas acima, porém usam outros elementos, muitas vezes subliminares, para transmitir os conceitos para os quais suas marcas foram criadas.
No próximo post falaremos sobre isso.
Aviso: As marcas e slogans usados neste post são utilizados para mera ilustração e fins informativos e pertencem a seus respectivos proprietários. O editor deste blog não tem propriedade sobre elas e nem as subsidia.

Este post foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.

 

Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.

Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?

Consulte-nos: (11) 98609-7504