O significado das cores em comunicação

significado das cores na comunicação

As cores têm muita influência no comportamento e no estado de humor das pessoas. Conhecer o significado das cores, permite utilizá-las como ferramenta capaz de atrair a atenção do público para determinados conceitos em trabalhos de comunicação e publicidade.

Mas a utilização das cores requer alguns cuidadospara que os sentimentos, emoções e percepções provocadas pelo seu uso possam corresponder à mensagem que se deseja passar com a comunicação, seja num logotipo, na embalagem do produto, em sua propaganda ou qualquer outro material de comunicação.

Uma mesma cor pode ter significados diferentes de acordo com:
– a cultura na qual ela está inserida;
– a moda ou tendência do momento;
– e até a história de vida de quem a percebe.

Além disso, deve-se ter em mente que a percepção do indivíduo muda constantemente, influenciando seu comportamento. Portanto, o significado das cores, devido a percepção e as sensações que elas transmitem não é estático.

Apesar das cores estarem tão presentes em nossas vidas, elas não tem existência material. Segundo físicos e cientistas a cor é apenas uma sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.
Assim, o que chamamos de cor branca, na verdade é a mistura de todas as cores em nossa retina, ou seja, a luz pura; e o preto é caracterizado pela ausência total de luz que faz com que não se reflita nenhuma cor.

Então, teoricamente  o branco e o preto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor e, portanto, provocam sensações da mesma forma que as demais.

Significado das cores

 AMARELO  – Transmite a sensação de energia, vigor, calor, luz, concentração, otimismo, prosperidade, atenção, os estudiosos e intelectuais usam muito amarelo

 AZUL  – Cor do céu. Passa a sensação de tranquilidade, lealdade, fidelidade, credibilidade e estimula o pensamento.

 AZUL CLARO  – Transmite tranquilidade, compreensão

 AZUL MARINHO  – Conhecimento, integridade, poder, seriedade, nos faz sentir descontraídos e calmos

 BEGE  – É uma cor neutra e clássica que não tem muita interferência na sensação das outras cores, passa a idéia de calma

BRANCO – Paz, calma, pureza e inocência, transmite organização e limpeza, porém em excesso pode passar a sensação de solidão.

 CINZA  – Estabilidade, sucesso, qualidade, criatividade, em excesso pode significar medo e depressão.

 DOURADO  – Cor do ouro, representa riqueza, realeza, algo majestoso.

 FLUORESCENTES  – Representa algo futurístico, arrojado, com estilo próprio, passa a ideia de personalidade, atitude,  foge do tradicional, porém quando usado em grandes extensões pode chocar, incomodar.

 LARANJA  – Passa a sensação de movimento e agilidade, espontaneidade. É estimulante, quem utiliza muito o laranja tem a característica de ser um indivíduo aventureiro corajoso e comunicativo.

 LILÁS  – Desperta a sensação de mudanças, espiritualidade, intuição, transmutação.

 MARROM  – Cor da Terra, natureza, representa o rústico. Passa a idéia de maturidade, responsabilidade, consciência, conforto, estabilidade, resistência, simplicidade, constância.

 PRATA   – representa a inovação, novidade, ou seja tudo que é moderno. O metálico representa tecnológico

 PRETO  – Mistério, sofisticação, luxo, dignidade, introspecção, comprometimento, seriedade.

 ROSA  – Beleza, sensualidade, romantismo, saúde

 ROSA CLARO  – Representa o feminino, amor, carinho, ternura, suavidade, transmite delicadeza.

 ROXO  – Nobreza, respeito, prosperidade.

 SALMÃO  – Passa ideia de felicidade, harmonia.

 VERDE  – Vigor, frescor, esperança, juventude, calma, representa a luta por seus objetivos

 VERDE ESCURO  – Tudo que é viril associado ao masculino e a grandeza

 VERDE CLARO – Contentamento, proteção

 VERMELHO  – Paixão, sentimento de desejo, atrai o olhar, cor do poder, da sedução

 VERMELHO ESCURO  – Elegância, liderança, coragem

 VINHO  – Cor da compaixão, estimula a sensualidade e o amor

 VIOLETA  – Cor do misticismo, simboliza a ligação com outros planos espirituais, estimula a auto-estima

Agora que você já conhece o significado das cores, pode avaliar melhor como elas têm sido usadas nos materiais de comunicação de sua empresa, e se estão transmitindo as sensações adequadas aos objetivos do negócio.


Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole – Comunicação Integrada.

 

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