All posts in análise de comerciais

Análise do comercial da Vivo

A análise de comerciais e outros materiais de comunicação é um recurso que a Top Asiole, agência de marketing em São Bernardo, utiliza para avaliar estratégias de persuasão e seus resultados. Por isso essa análise do comercial da VIVO revela como o uso de subjetividade pode contribuir para reforçar elementos da mensagem.

Ações de marketing do governo de SP para o carnaval

ações de marketing

A campanha de prevenção de acidentes nas estradas, realizada pelo governo do Estado de São Paulo, para o carnaval de 2012, teve ações de marketing com o tema  “Zé Trombada”, personagem que representa o indivíduo negligente que faz imprudências no trânsito.

Para reforçar a campanha, foi realizada uma ação Continue lendo →

Análise de comerciais – Campanha de comunicação Itau

A nova campanha de comunicação do Itaú sobre sustentabilidade tem sido motivo de muitos comentários, e nós não poderíamos deixar este assunto passar em branco, portanto fizemos a análise da estratégia de comunicação utilizada. Continue lendo →

Análise de campanha publicitária

A análise de campanha publicitária ajuda a entender a linha de criação utilizada para alcançar determinados objetivos de marketing, porém algumas campanhas tropeçam em estratégias equivocadas e aí o resultado não vem.

Então, o que devemos analisar em uma campanha publicitária antes de colocá-la no ar? Continue lendo →

Estratégia de marketing digital da Bombril

A Bombril lançou uma campanha institucional intitulada “mulheres evoluídas” visando atingir o público feminino, através de uma estratégia de marketing digital que utiliza novas mídias para a veiculação.

A campanha visa associar Continue lendo →

Análise de comerciais – Público alvo

Quando desenvolvemos uma campanha publicitária, uma coisa precisa ficar bem definida para que possamos contabilizar o retorno do investimento: o público alvo.

Todo o esforço, linguagem e forma de abordagem podem ser totalmente diferentes dependendo Continue lendo →

Análise de comerciais feitos por agências de publicidade

O trabalho das agências de publicidade no momento de desenvolver comerciais para o público infantil é árduo. Mas mesmo comerciais voltados para o público adulto que utilizam crianças no elenco exigem um cuidado especial das agências de publicidade, para evitar Continue lendo →

Análise de comerciais – parte 4

Hoje vamos analisar não o comercial, mas a estratégia adotada para a campanha do lava roupas Ariel Líquido.
seguindo um planejamento de comunicação que determinava uma linguagem mais leve e divertida,
a campanha foi dividida em duas partes: on line e off line e para cada parte foi escolhida uma agência diferente.
Para a parte on line os esforços se concentraram em desenvolver filmes para web dentro da linha de comédia com a participação de Fernanda Torres.
Já para a campanha off line, optou-se pela veiculação de um comercial onde a filha (Fernanda Torres) ensina a mãe (Fernanda Montenegro) como tirar facilmente as manchas da roupa.
Gostaríamos de levantar aqui a seguinte questão: A escolha de duas agências diferentes não pode comprometer os objetivos do planejamento de comunicação, já que a linha de criação pode ser diferente em cada situação?
Sabemos que cada mídia tem sua linguagem própria e que há agências especializadas para cada uma delas, mas para que haja a perfeita integração entre as peças da campanha os objetivos precisam ficar muito bem alinhavados e claros para as duas agências, ou seja: cada um no seu quadrado, mas todos do mesmo lado do tabuleiro de xadrez.
Será que o custo/benefício desta estratégia vale o risco, ou seria melhor escolher uma agência “multimídia”?
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Confira também as análises de outros comerciais:

Influência dos comerciais nas crianças

Em nossa última análise de comerciais, falamos sobre o cuidado necessário ao se produzir propagandas voltadas para o público infantil, ou que tenham a sua participação, devido a influência dos comerciais nas crianças.
Mesmo que o comercial seja direcionado para Continue lendo →

Como desenvolver publicidade para crianças

Hoje vamos falar um pouco sobre as técnicas da publicidade para crianças.

Este é um público que exige um cuidado todo especial na elaboração da mensagem para que a comunicação tenha êxito.

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Análise de comerciais e seu processo criativo

Este artigo inaugura uma série cujo objetivo é analisar comerciais e peças publicitárias tentando entender, dentro do processo criativo, quais mensagens ele se propõe a passar, e quais as mensagens (às vezes subjetivas) que ele realmente passa. Continue lendo →