Este artigo inaugura uma série cujo objetivo é analisar comerciais e peças publicitárias tentando entender, dentro do processo criativo, quais mensagens ele se propõe a passar, e quais as mensagens (às vezes subjetivas) que ele realmente passa.
Nossa intenção não é criticar o trabalho das agências/produtoras ou questionar a qualidade do produto, mas levantar questões que podem ter passado despercebidas inclusive pelo cliente e criadores da campanha.
O processo criativo de uma campanha envolve várias etapas que precisam ser estudadas a fim de que o propósito seja alcançado.
Vamos começar analisando o comercial da Moto Dafra:
Sinopse: Uma moto Dafra modelo Apache compete dentro de uma piscina numa prova de natação com Cesar Cielo e vence.
Mensagens que a propaganda deveria passar segundo nossa análise:
– A moto Apache tem ótima aceleração
Explicação: Podemos chegar a esta conclusão já que o comercial mostra a moto vencendo a competição
– A moto ou seus componentes não enferrujam, por isso podem entrar na água.
Explicação: Se a moto não é um veículo aquático, o fato do comercial explorar este aspecto, parece ser com o objetivo de valorizar a qualidade anti-ferrugem da moto.
Mensagens que efetivamente o comercial passa segundo nossa análise:
– A moto Apache não é tão rápida assim (pois teve que competir com um ser humano)
Explicação: A competição entre uma máquina e um ser humano rebaixa o desempenho da máquina mesmo que ela saia vencedora, pois sempre enxergaremos a máquina em vantagem, visto que ela automatiza a tarefa (a menos que esteja com defeito). Desta forma, não estamos explorando todo o seu potencial. É como comparar cebola com abacaxi, não dá, né?
Porém quando a comparamos com outra máquina, aí sim podemos realmente avaliar seu desempenho.
Portanto, podemos subentender que a partir do momento que optou-se pela comparação com um ser humano foi porque não se queria comparar o desempenho da moto em questão com outras motos…
– A moto Apache é automatizada
Explicação: Como a moto “nada” sem piloto ela foi projetada para realizar tarefas sozinha.
Nossa sugestão de um processo criativo usando esta mesma ideia:
Já que o nome da moto é Apache, uma tribo indígena, a competição deveria ser entre a moto e uma flecha que é o principal instrumento dos índios.
O cenário poderia ser bem rústico com pedras e irregularidades no terreno para mostrar que a moto enfrenta qualquer desafio e ainda obtém um excelente desempenho conseguindo vencer de uma flecha que também é sinônimo de velocidade.
Trazendo para um contexto atual e esportivo, como se pretendeu com o comercial original, teríamos um arqueiro de competições olímpicas e uma flecha com tecnologia de ponta o que valorizaria ainda mais a capacidade da moto e a colocaria neste patamar tecnológico.
Talvez hajam outras mensagens subentendidas neste comercial. Isto depende da interpretação de cada um. Queremos saber que mensagens este comercial passa para você. Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.
Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.
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