Ações de marketing do governo de SP para o carnaval

ações de marketing

A campanha de prevenção de acidentes nas estradas, realizada pelo governo do Estado de São Paulo, para o carnaval de 2012, teve ações de marketing com o tema  “Zé Trombada”, personagem que representa o indivíduo negligente que faz imprudências no trânsito.

Para reforçar a campanha, foi realizada uma ação de marketing nos pedágios das estradas do estado com a distribuição de máscaras de carnaval com o rosto do “Zé Trombada”.

No verso da máscara foi impresso o conteúdo da campanha através do seguinte texto:

Esse aí é o Zé Trombada, um cara que vive dando mancada.
Enche a cara com a rapaziada e, depois de tomar todas, ele pega a estrada.
Esse Zé Trombada não vale nada.

Das 20 melhores estradas do Brasil, 19 ficam em São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo faz a parte dele, mas ainda tem muita gente sem noção que não colabora. É de matar. Você, que é gente boa, já sabe: se beber, não dirija e respeite os limites de velocidade.

Neste carnaval, não banque o Zé Trombada. Na estrada, nada de mancada.

Ações de marketing devem ser realizadas com muito critério para garantir sua eficiência, visto que se analisarmos esta ação em relação ao conteúdo, verificamos uma contradição.

Ao distribuir máscaras com o rosto do Zé Trombada, na verdade o incentivo é o inverso do que se espera.

Uma máscara pode ser interpretada como um instrumento para esconder uma verdadeira realidade. Quem usa uma máscara, pode inconscientemente estar camuflando um comportamento.  Assim, o que podemos interpretar com esta ação, uma vez que a mensagem diz para não bancar o Zé Trombada, mas a distribuição da máscara justamente no período de carnaval incentiva o indivíduo a usá-la?

Ao distribuir a máscara do Zé Trombada, o governo não está incentivando as pessoas a assumirem
o seu comportamento imprudente e negligente no trânsito?

Qual sua opinião a respeito? Como as ações de marketing são conduzidas em sua empresa? Comente


Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.

 

Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.

Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?

Consulte-nos: (11) 98609-7504

1 comment
  • Anônimo disse:

    Também não entendi a campanha, pois qdo o governo constroi mais escolas é para dar oportunidade de ter mais estudantes, quando se distribui mais Zé Trombada é para aumentar a quantidade de Zé….e na frase não banque o Zé Trombada neste carnaval…qual o objetivo da máscara? Pois usamos estes adereços no carnaval….não entendi…O que eu faço com a máscara então?? Amany

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *