Análise do comercial da Vivo

A análise de comerciais e outros materiais de comunicação é um recurso que a Top Asiole, agência de marketing em São Bernardo, utiliza para avaliar estratégias de persuasão e seus resultados. Por isso essa análise do comercial da VIVO revela como o uso de subjetividade pode contribuir para reforçar elementos da mensagem.

 

Muitas vezes o uso deste recurso não é intencional, mas algumas campanhas fazem uso de mensagens subjetivas de forma planejada para alcançar maior proximidade com o espectador sem que ele perceba. (Para entender melhor o que que são mensagens subjetivas leia o artigo já publicado aqui.)

Estas mensagens nem sempre aparecem sob a forma verbal ou de texto.

Um exemplo recente deste artifício pode ser verificado no comercial da Vivo sobre a promoção “Vivo Sempre”, onde o avô fala ao celular com seus netos.

Assista ao comercial e perceba como o cenário é usado para passar um conteúdo subjetivo que contribui para a mensagem do comercial .

Nem todas as pessoas percebem, mas nas duas primeiras cenas há sempre, no cenário, um elemento que liga o avô ao neto com o qual ele está conversando: No caso, o avião de brinquedo e o sorvete. Porém, quando ele está falando com a neta, o cenário dos dois ambientes são muito parecidos dando a impressão de que ele e a neta estão no mesmo lugar.

Isso aumenta o poder de persuasão do comercial que procura passar a ideia de que com a promoção “Sempre Vivo” a ligação é tão barata que se pode até ficar falando à toa, pois se ambos estiverem no mesmo ambiente, a sensação é de que a comunicação seja direta, como se o celular nem fosse necessário.

Temos esta ideia  reforçada pelo diálogo sem compromisso desenvolvido entre os dois.

Inteligente, não é? Afinal, não é isso que se espera de uma operadora, que a comunicação seja tão fluída que nem se perceba a existência do celular?

Usar conteúdo subjetivo em materiais de comunicação é uma forma de fortalecer os valores que se deseja passar. Porém, esta é uma tarefa que exige conhecimento não só das técnicas de comunicação, mas também do comportamento humano, pois a subjetividade se baseia em atingir o lado menos racional do espectador.

Este artigo foi desenvolvido pela Top Asiole Agência de Marketing em São Bernardo

 

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