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Análise de comerciais – Campanha de comunicação Itau

A nova campanha de comunicação do Itaú sobre sustentabilidade tem sido motivo de muitos comentários, e nós não poderíamos deixar este assunto passar em branco, portanto fizemos a análise da estratégia de comunicação utilizada. Continue lendo →

Análise de campanha publicitária

A análise de campanha publicitária ajuda a entender a linha de criação utilizada para alcançar determinados objetivos de marketing, porém algumas campanhas tropeçam em estratégias equivocadas e aí o resultado não vem.

Então, o que devemos analisar em uma campanha publicitária antes de colocá-la no ar? Continue lendo →

Análise de comerciais – Público alvo

Quando desenvolvemos uma campanha publicitária, uma coisa precisa ficar bem definida para que possamos contabilizar o retorno do investimento: o público alvo.

Todo o esforço, linguagem e forma de abordagem podem ser totalmente diferentes dependendo Continue lendo →

Análise de comerciais feitos por agências de publicidade

O trabalho das agências de publicidade no momento de desenvolver comerciais para o público infantil é árduo. Mas mesmo comerciais voltados para o público adulto que utilizam crianças no elenco exigem um cuidado especial das agências de publicidade, para evitar Continue lendo →

Influência dos comerciais nas crianças

Em nossa última análise de comerciais, falamos sobre o cuidado necessário ao se produzir propagandas voltadas para o público infantil, ou que tenham a sua participação, devido a influência dos comerciais nas crianças.
Mesmo que o comercial seja direcionado para Continue lendo →

Como desenvolver publicidade para crianças

Hoje vamos falar um pouco sobre as técnicas da publicidade para crianças.

Este é um público que exige um cuidado todo especial na elaboração da mensagem para que a comunicação tenha êxito.

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Análise de comerciais e seu processo criativo

Este artigo inaugura uma série cujo objetivo é analisar comerciais e peças publicitárias tentando entender, dentro do processo criativo, quais mensagens ele se propõe a passar, e quais as mensagens (às vezes subjetivas) que ele realmente passa. Continue lendo →

Significado do Logo da Copa de 2014

significado do logo da copa de 2014

Com  chegada da Copa aqui no Brasil, um dos assuntos que vêm ganhando a atenção da mídia é o significado do logo da copa.

Depois de sua divulgação no dia 08/07/2010, o logo passou a ser alvo de análises e comentários por toda a imprensa e principalmente Continue lendo →

Marketing em Datas Comemorativas

O uso de ações de marketing em datas comemorativas para impulsionar vendas é uma estratégia conhecida como marketing sazonal.

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Teste de Percepção

Muito se fala sobre a capacidade de persuasão através do acesso ao lado direito do cérebro que é mais emocional. Também sabemos que cada pessoa possui um lado do cérebro que é dominante, isso define algumas de suas características.

Com este teste é possível descobrir qual dos seus hemisférios cerebrais é dominante; se o esquerdo (mais lógico e racional) ou se o direito (mais criativo e imaginativo).
Concentre-se no movimento da jovem.
Se você a vê rodar no sentido dos ponteiros do relógio o seu hemisfério dominante é o direito. Se para você ela roda no sentido antihorário, então o seu hemisfério dominante é o esquerdo.
Cerca de 40% das pessoas vêem a jovem rodar no sentido horário, 20% no sentido contrário e 40% conseguem ver os dois sentidos.
Diante disso, tivemos seguinte idéia:  Vamos fazer um levantamento para saber se a dominância do lado direito do cérebro se dá mais em homens ou em mulheres. Claro que sem comprovação científica, mas vale como curiosidade. Para isso, deixe registrado (F) para feminino e (M) para masculino junto com o seu comentário: Para você, em qual sentido ela roda?
Fonte: http://www.perthnow.com.au/

Linguagem Subliminar

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Depois de publicar o post sobre elementos subliminares em logotipos, recebemos vários pedidos para falarmos mais sobre o assunto. Pesquisamos e encontramos um artista que domina muito bem esta arte.

Trata-se de Octavio Ocampo, artista Mexicano nascido em 1943, que utiliza a sobreposição e justaposição de várias imagens para formar um quadro. À primeira vista não percebemos a presença das imagens que formam a cena. Aos poucos vamos descobrindo em cada detalhe do quadro uma imagem “escondida”. O que é mais interessante é que normalmente as imagens que compõem o a cena também fazem parte do tema.
Veja alguns de seus quadros em tamanho reduzido e observe quantos detalhes aparecem quando eles são  ampliados.

A primeira vista vemos apenas o rosto de uma mulher, mas ao ampliarmos o quadro…
 

 
 

 
 
Neste quadro, além das figuras que formam a imagem, encontramos um elemento em especial usado para passar uma mensagem de forma subliminar: Poucos reparam, mas no céu há um avião de caça, que foge do contexto histórico e temporal do tema. Através deste elemento passa-se a idéia de que episódios  como o que ocorreu com a morte de Jesus (de cunho político religioso pela disputa do poder) se repetem atualmente através das guerras, ou ainda que a guerra representa o massacre de uma população oprimida ( veja para onde está direcionado o olhar de Jesus ao carregar a cruz) diante de uma disputa de poder.

 

Você consegue perceber outras mensagens nestes quadros?
Deixe seu cometário a respeito!

A persuasão na comunicação

Persuasão não é uma técnica de lavagem cerebral, mas é a manipulação da mente humana sem que se tenha consciência do que causou uma mudança de opinião.

A diferença entre persuasão e o convencimento é que a persuasão apela para a vontade e a emoção, enquanto que o convencimento apela à inteligência e a razão.
A base da persuasão encontra-se no acesso à parte direita do cérebro que é ligada à criatividade e imaginação. Como a metade esquerda do cérebro é analítica e racional, a idéia é desviar a atenção do cérebro mantendo o lado esquerdo ocupado.
Uma das técnicas para distrair o lado esquerdo do cérebro, muito usada por políticos e advogados é chamada de “apertar o laço”.
Através de um discurso, o indivíduo lança perguntas cuja resposta é SIM. Em seguida coloca argumentos que favoreçam a opinião da platéia a seu favor. Por último vem a sugestão de uma ação alinhada com a opinião do orador. Uma vez que a platéia esteve concordando com a opinião do orador, fica fácil de ser persuadida a aceitar a sugestão.
Veja um exemplo:

“Senhoras e senhores: vocês estão indignados com os altos preços dos alimentos? Vocês estão cansados dos astronômicos preços dos combustíveis? Estão doentes com a falta de controle da inflação? Bem, vocês sabem que o Outro Partido permitiu uma inflação de 18 por cento no ano passado; vocês sabem que o crime aumentou 50 por cento por todo o país nos últimos 12 meses, e vocês sabem que seu cheque de pagamento dificilmente vem cobrindo os seus gastos. Bem, a solução destes problemas é me eleger na próxima eleição” – John Jones, candidato ao Senado dos EUA
Testes recentes feitos pelo pesquisador Herbert Krugman mostraram que enquanto as pessoas assistem à TV, a atividade da parte direita do cérebro excede em número a atividade do lado esquerdo em uma relação de dois para um. Colocando de maneira mais simples, as pessoas estão em um estado alterado… e muito fáceis de persuadir…
Um texto persuasivo busca sensibilizar o lado emocional de seu público alvo, isso explica porque os anúncios exploram tanto as emoções.

Um termo que tem alto poder de persuasão, tanto na linguagem escrita como verbal, é a palavra imaginação. Derivada da palavra imagem, significa criar uma imagem na mente. Ela está entre as palavras mais persuasivas do mundo.
Para comprovar faça o teste a seguir:
Imagine uma praia com o mar tranquilo num dia de sol.
Conseguiu? Ótimo!
Agora tente o seguinte:
Não imagine uma bicicleta num lindo gramado de uma praça.
Conseguiu não pensar na bicicleta? Claro que não.
Isso acontece porque quando falamos ou lemos a palavra “imagine” nossa mente entende o comando como a visão do objeto. Antes de se materializar todas as coisas são criadas primeiramente em nossas mentes.
Novamente estamos lidando com o lado direito do cérebro.

Outra forma de reforçar a persuasão é através dos Comandos Embutidos. Pesquisadores têm mostrado que os movimentos realizados com a mão esquerda ativam o lado direito do cérebro, por isso o orador pode estar dizendo uma coisa e através dos movimentos de sua mão pode estar tentando obter uma determinada resposta através da persuasão. Aqui, entramos na área da Neurolinguística com a influência da linguagem corporal na transmissão de uma mensagem.
Mas isso é assunto para outro post.

10 dicas para manter seus e-mails em dia

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Você já pensou que o tempo é um “produto” perecível, o qual não podemos armazenar para consumir mais tarde e quando desperdiçado não pode ser recuperado?
Por isso devemos começar a administrá-lo de forma consciente.
Administrar o tempo não significa ficar contando os minutos dedicados a cada atividade, mas saber definir prioridades tendo consciência do que, para nós, é mais urgente, dentre as várias coisas que precisamos fazer.
Provavelmente numa sociedade atribulada como a nossa, NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. Assim, devemos determinar prioridades e seguir algumas práticas que poderão nos auxiliar maximizar a utilização de nosso tempo.
10 dicas para manter seus e-mails em dia
1- Colocar um mecanismo anti-span
2- Reservar 2 momentos por dia (preferencialmente de manhã e de tarde) para consultar sua caixa de entrada
3- Responda-os imediatamente não os coloque em uma pilha para serem resolvidos mais tarde.
4- Dê respostas rápidas ou encaminhe para quem possa respondê-lo.
5- Delegue algumas correspondências. Para isso adote o padrão de cartas circulares onde não se faz necessário o toque pessoal.
6- Delegue a leitura. Solicite que lhe apresentem apenas o resumo. Além de lhe economizar tempo com o assunto permite avaliar o potencial da equipe
7- Tenha certeza de ficou claro o que você queria transmitir, mesmo que para isso você tenha que se dedicar uns minutos a mais para uma comunicação mais esclarecedora, isso evita retrabalho com um assunto que já estava considerado morto
8- Crie um endereço pessoal para fornecer aos amigos e parentes (para as possíveis inutilidades: piadas, pensamentos, mensagens em PPS) que deve ser consultado fora do horário de trabalho
9- Tente resolver pessoalmente os assuntos que envolvem seus colegas de trabalho (vizinhos de mesa). É mais rápido e evita o acúmulo da caixa postal
10- Organize os e-mails recebidos, que não possam ser deletados, por assunto ou destinatário, isso facilitará uma consulta futura
Todos dispomos de exatamente o mesmo tempo durante o dia: 24 horas. Nem mais, nem menos. Entretanto, uns conseguem realizar uma grande quantidade de coisas num dia, outros, têm o sentimento de que o dia acabou e não fizeram nada. Se você se encaixa no segundo grupo está na hora de mudar…