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Análise de comerciais – Campanha de comunicação Itau

A nova campanha de comunicação do Itaú sobre sustentabilidade tem sido motivo de muitos comentários, e nós não poderíamos deixar este assunto passar em branco, portanto fizemos a análise da estratégia de comunicação utilizada. Continue lendo →

Análise de campanha publicitária

A análise de campanha publicitária ajuda a entender a linha de criação utilizada para alcançar determinados objetivos de marketing, porém algumas campanhas tropeçam em estratégias equivocadas e aí o resultado não vem.

Então, o que devemos analisar em uma campanha publicitária antes de colocá-la no ar? Continue lendo →

Análise de comerciais – Público alvo

Quando desenvolvemos uma campanha publicitária, uma coisa precisa ficar bem definida para que possamos contabilizar o retorno do investimento: o público alvo.

Todo o esforço, linguagem e forma de abordagem podem ser totalmente diferentes dependendo Continue lendo →

Análise de comerciais feitos por agências de publicidade

O trabalho das agências de publicidade no momento de desenvolver comerciais para o público infantil é árduo. Mas mesmo comerciais voltados para o público adulto que utilizam crianças no elenco exigem um cuidado especial das agências de publicidade, para evitar Continue lendo →

Influência dos comerciais nas crianças

Em nossa última análise de comerciais, falamos sobre o cuidado necessário ao se produzir propagandas voltadas para o público infantil, ou que tenham a sua participação, devido a influência dos comerciais nas crianças.
Mesmo que o comercial seja direcionado para Continue lendo →

Como desenvolver publicidade para crianças

Hoje vamos falar um pouco sobre as técnicas da publicidade para crianças.

Este é um público que exige um cuidado todo especial na elaboração da mensagem para que a comunicação tenha êxito.

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Análise de comerciais e seu processo criativo

Este artigo inaugura uma série cujo objetivo é analisar comerciais e peças publicitárias tentando entender, dentro do processo criativo, quais mensagens ele se propõe a passar, e quais as mensagens (às vezes subjetivas) que ele realmente passa. Continue lendo →

Significado do Logo da Copa de 2014

significado do logo da copa de 2014

Com  chegada da Copa aqui no Brasil, um dos assuntos que vêm ganhando a atenção da mídia é o significado do logo da copa.

Depois de sua divulgação no dia 08/07/2010, o logo passou a ser alvo de análises e comentários por toda a imprensa e principalmente Continue lendo →

Redação de e-mails profissionais eficientes

Escrever e-mails que cumpram com seus objetivos de comunicação dentro das corporações não é tarefa tão banal quanto se pensa. Para disputar espaço com as centenas de mensagens eletrônicas que lotam nossas caixas postais diariamente, as mensagens corporativas devem receber atenção especial a fim de funcionarem de forma eficaz.

Portanto aí vão algumas dicas:

1- Em primeiro lugar diferencie situações formais das informais. Em um e-mail corporativo deve-se manter um mínimo de formalidade, ainda que se tenha bastante intimidade com o destinatário, pois em situações de negócios, as pessoas normalmente esperam uma resposta formal.

2- Devido ao enorme número de mensagens recebidas diariamente, temos a tendência de fazer uma varredura para deletar aquilo que não nos interessa. Para que sua mensagem não seja deletada por engano, muita atenção com o campo “assunto”. Lembre-se que a sua mensagem não é a única na caixa de entrada do destinatário e o campo “assunto” poderá decidir a prioridade em que sua mensagem será lida, ou até mesmo, se será lida. Portanto, defina o que você deseja comunicar em pouquíssimas palavras de forma relevante. Jamais deixe o campo assunto em branco, pois o destinatário poderá deixar de abrir sua mensagem por não saber do que se trata.

3- Mantenha foco no assunto em questão, se tiver mais de um assunto a ser tratado escreva um parágrafo introdutório citando todos os pontos que serão comentados, ou prefira enviar e-mails separados para cada assunto.

4- Utilize um padrão visual e ortográfico adequado para e-mails profissionais escrevendo de forma clara e objetiva sem a utilização de gírias e abreviações desnecessárias (jamais utilize o famoso “internetês”)

5- Utilize recursos como negritar ou sublinhar palavras ou frases importantes para facilitar a indexação do conteúdo, porém não escreva o texto todo em letras maiúsculas. Na Internet é uma falta de educação mandar e-mails com letras MAIÚSCULAS, isso equivale a gritar.

6- Revise seu texto ou passe um corretor ortográfico antes de enviá-lo para eliminar possíveis erros ortográficos;

7- Não escreva e-mails muito longos, isso cansa o destinatário que provavelmente nem lerá todo o conteúdo, o ideal é no máximo 25 linhas, evite os anexos, principalmente os pesados que possam congestionar a caixa de entrada do destinatário. Caso eles sejam necessários, combine com quem deve recebê-los a forma mais conveniente para enviar.

8- Identifique-se claramente, principalmente, num primeiro contato. Em e-mails corporativos é essencial a utilização de uma assinatura padronizada que inclua todos os dados necessários para contato, tais como, endereço de site, telefone, etc.

9- Jamais envie profissionalmente e-mails do tipo corrente; não envie propaganda não solicitada (isso é spam); e não retransmita newsletter ou notícias sem o consentimento do destinatário, principalmente se for de um grupo de discussão.

10- Para mandar um e-mail para mais de uma pessoa, prefira o campo CCO (com cópia oculta), evitando expor o endereço eletrônico dos demais destinatários. E saiba como utilizar corretamente o recurso “responder a todos” evitando que outras pessoas participem indevidamente de conversas privadas.

11- Saiba controlar a ansiedade. Se o assunto for muito urgente prefira usar o telefone. Os prazos de respostas para e-mails deverão ser de até 24 horas, respeitando o calendário de dias úteis.

O e-mail corporativo é muito importante quando há necessidade de deixar a conversa registrada. Ele é um documento, portanto trate-o como tal.

Marketing em Datas Comemorativas

O uso de ações de marketing em datas comemorativas para impulsionar vendas é uma estratégia conhecida como marketing sazonal.

Se você ainda não usa este recurso, nada melhor do que começar a aplicar esse tipo de estratégia para aumentar sua divulgação e alavancar as vendas.

Trabalhar com datas comemorativas compreende seguir um bom planejamento. Assim você se organiza para não perder o timing de cada comemoração.

Para isso, o primeiro passo é mapear as datas que têm o poder de impactar seu negócio.  Analise as que mais tem a ver com seu público e faça um calendário.

Para facilitar seu trabalho, selecionamos as principais datas comemorativas do calendário, mas você pode complementar esta lista com datas regionais e outras que tenham sinergia com seu negócio.

 

 Janeiro

01 Dia Mundial da Paz
06 Dia de Reis
08 Dia do Fotógrafo
09 Dia do Astronauta
15 Dia do Compositor
20 Dia do Farmacêutico
24 Dia dos Aposentados
25 Aniversário de São Paulo
25 Dia do Carteiro
30 Dia do Mágico

Fevereiro

10 Dia do Atleta
11 Dia da Criação da Casa da Moeda
14 Dia da Amizade
16 Dia do Repórter
19 Dia do Esportista
24 Dia da Promulgação da Primeira Constituição
27 Dia do Livro Didático
27 Dia do Idoso

Março

08 Dia Internacional da Mulher
10 Dia do Telefone
14 Dia da Poesia
15 Dia da Escola
19 Dia do Artesão
20 Outono
22 Dia Internacional da Água
23 Dia do Meteorologista
26 Dia do Cacau
27 Dia do Circo

Abril

01 Dia da Mentira
02 Dia do Propagandista
07 Dia Mundial da Saúde
07 Dia do Jornalismo
08 Dia Mundial de Combate ao Cancer
08 Dia da Natação
08 Dia do Correio
10 Dia da Engenharia
13 Dia dos Jovens
13 Dia do Office-Boy
14 Dia Pan-Americano
18 Dia Nacional do Livro Infantil
18 Dia de Monteiro Lobato
19 Dia do Índio
19 Dia do Exército Brasileiro
21 Dia da Polícia Civil
21 Tiradentes
21 Dia do Metalúrgico
22 Descobrimento do Brasil
22 Dia da Terra
23 Dia de São Jorge
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 Dia do Contabilista
26 Dia do Goleiro
26 Dia da Primeira Missa no Brasil
27 Dia da Empregada Doméstica
27 Dia do Sacerdote
28 Dia da Sogra
28 Dia da Educação
30 Dia do Ferroviário

Maio

01 Dia do Trabalho
02 Dia Nacional do Ex-Combatente
03 Dia do Sol
03 Dia do Taquígrafo
05 Dia do Pintor
05 Dia Nacional das Comunicações
06 Dia do Cartógrafo
07 Dia do Oftalmologista
07 Dia do Silêncio
08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
08 Dia do Artista Plástico
09 Dia das Mães
10 Dia do Guia de Turismo
10 Dia da Cavalaria
10 Dia do Campo
12 Dia Mundial da Enfermeira
13 Abolição da Escravatura
13 Dia do Automóvel
14 Dia do Seguro
15 Dia da Assistência Social
15 Dia do Gerente de Banco
16 Dia do Gari
16 Dia do Faxineiro
17 Dia Internacional das Telecomunicações
18 Dia dos Vidreiros
18 Dia Mundial dos Museus
22 Dia do Apicultor
24 Dia Nacional do Café
24 Dia do Vestibulando
24 Dia do Preso
24 Dia da Infantaria
25 Dia do Massagista
25 Dia da Indústria
25 Dia do Trabalhador Rural
27 Dia do Profissional Liberal
29 Dia do Geógrafo
29 Dia do Policial
29 Dia do Estatístico
30 Dia do Comissário de Bordo
30 Dia do Geólogo
30 Dia do Decorador

Junho

01 Dia da Imprensa
05 Dia Mundial do Meio Ambiente
07 Dia da Liberdade de Imprensa
08 Dia das Empresas Gráficas
08 Dia do Citricultor
09 Dia do Porteiro
09 Dia de Anchieta
09 Dia do Tenista
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
11 Batalha Naval de Riachuelo
11 Dia da Marinha Brasileira
11 Dia do Educador Sanitário
12 Dia dos Namorados
13 Dia do Turista
13 Dia de Santo Antônio
14 Dia do Solista
15 Dia do Paleontólogo
17 Dia do Funcionário Público Aposentado
18 Dia do Químico
20 Dia do Revendedor
21 Início do Inverno
21 Dia da Mídia
21 Dia do Intelectual
24 Dia do Caboclo
24 Dia de São João
24 Dia do Mel
26 Dia do Professor de Educação Física
29 Dia do Pescador
29 Dia da Telefonista
29 Dia de São Pedro
30 Dia do Caminhoneiro

Julho

02 Dia do Bombeiro
02 Dia do Hospital
04 Dia Internacional do Cooperativismo
08 Dia do Padeiro
10 Dia da Pizza
11 Dia do Mestre da Banda
12 Dia do Engenheiro Florestal
13 Dia do Engenheiro de Saneamento
13 Dia Mundial do Rock
16 Dia do Comerciante
17 Dia da Liberdade de Pensamento
17 Dia do Protetor de Florestas
18 Dia do Trovador
19 Dia da Caridade
19 Dia Nacional do Futebol
20 Dia do Amigo
23 Dia do Guarda Rodoviário
25 Dia do Colono
25 Dia do Motorista
25 Dia do Escritor
26 Dia da Vovó
26 Dia do Detetive Particular
27 Dia do Despachante
27 Dia do Motociclista
28 Dia do Agricultor

Agosto

01 Dia Nacional do Selo
03 Dia do Tintureiro
04 Dia do Padre
05 Dia Nacional da Saúde
08 Dia dos Bandeirantes
08 Dia dos Pais
10 Dia da Enfermeira
11 Dia do Garçom
11 Dia da Televisão
11 Dia do Advogado
11 Dia do Estudante
12 Dia Nacional das Artes
13 Dia do Economista
13 Dia do Encarcerado
14 Dia do Combate à Poluição
15 Dia da Informática
15 Dia do Solteiro
17 Dia do Patrimônio Histórico
19 Dia do Artista de Teatro
19 Dia Mundial da Fotografia
21 Dia da Habilitação
22 Dia do Folclore
24 Dia do Artista
25 Dia do Feirante
25 Dia do Soldado
27 Dia do Corretor de Imóveis
27 Dia Nacional do Psicólogo
28 Dia da Avicultura
28 Dia do Bancário
29 Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

Setembro

02 Dia do Repórter Fotográfico
03 Dia do Biólogo
05 Dia da Amazônia
05 Dia do Oficial da Farmácia
05 Dia da Juventude
06 Dia do Barbeiro
06 Dia do Alfaiate
07 Dia da Independência do Brasil
08 Dia da Alfabetização
09 Dia do Administrador
09 Dia do Veterinário
13 Dia do Agrônomo
14 Dia do Frevo
17 Dia da Compreensão Mundial
18 Dia dos Símbolos Nacionais
19 Dia do Comprador
19 Dia do Teatro
20 Dia do Pombo da Paz
20 Dia do Funcionário Municipal
21 Dia do Radialista
21 Dia do Fazendeiro
21 Dia da Árvore
21 Dia do Idoso
22 Dia da Banana
23 Dia do Soldador
23 Início da Primavera
25 Dia da Tia Solteirona
25 Dia do Trânsito
27 Dia do Cantor
27 Dia do Encanador
29 Dia do Anunciante
30 Dia da Secretária
30 Dia Mundial do Tradutor

Outubro

01 Dia do Vendedor
02 Dia do Anjo da Guarda
03 Dia do Dentista
04 Dia Mundial dos Animais
05 Dia da Natureza
09 Dia do Atletismo
11 Dia do Deficiente Físico
12 Dia das Crianças
14 Dia Nacional da Pecuária
15 Dia do Professor
16 Dia da Alimentação
17 Dia do Eletricista
18 Dia do Médico
20 Dia do Poeta
22 Dia do Paraquedista
23 Dia do Aviador
25 Dia da Democracia
28 Dia do Funcionário Público
29 Dia Nacional do Livro
31 Dia das Bruxas

Novembro

04 Dia do Inventor
05 Dia da Ciência
08 Dia Mundial do Urbanismo
10 Dia do Trigo
11 Dia do Supermercado
14 Dia da Alfabetização
15 Proclamação da República
17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
20 Dia da Consciência Negra
22 Dia do Músico
23 Dia Internacional do Livro
25 Dia do Doador de Sangue
29 Dia do Café

Dezembro

01 Dia do Imigrante
02 Dia do Samba
04 Dia da Propaganda
08 Dia da Família
09 Dia do Fonoaudiólogo
10 Dia do Palhaço
11 Dia do Engenheiro
13 Dia do Marinheiro
15 Dia do Jardineiro
16 Dia do Reservista
18 Dia do Museólogo
21 Dia do Atleta
23 Dia do Vizinho
25 Natal
26 Dia da Lembrança
28 Dia do Salva-Vidas
31 Ano Novo

Teste de Percepção

Muito se fala sobre a capacidade de persuasão através do acesso ao lado direito do cérebro que é mais emocional. Também sabemos que cada pessoa possui um lado do cérebro que é dominante, isso define algumas de suas características.

Com este teste é possível descobrir qual dos seus hemisférios cerebrais é dominante; se o esquerdo (mais lógico e racional) ou se o direito (mais criativo e imaginativo).
Concentre-se no movimento da jovem.
Se você a vê rodar no sentido dos ponteiros do relógio o seu hemisfério dominante é o direito. Se para você ela roda no sentido antihorário, então o seu hemisfério dominante é o esquerdo.
Cerca de 40% das pessoas vêem a jovem rodar no sentido horário, 20% no sentido contrário e 40% conseguem ver os dois sentidos.
Diante disso, tivemos seguinte idéia:  Vamos fazer um levantamento para saber se a dominância do lado direito do cérebro se dá mais em homens ou em mulheres. Claro que sem comprovação científica, mas vale como curiosidade. Para isso, deixe registrado (F) para feminino e (M) para masculino junto com o seu comentário: Para você, em qual sentido ela roda?
Fonte: http://www.perthnow.com.au/

Linguagem Subliminar

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Depois de publicar o post sobre elementos subliminares em logotipos, recebemos vários pedidos para falarmos mais sobre o assunto. Pesquisamos e encontramos um artista que domina muito bem esta arte.

Trata-se de Octavio Ocampo, artista Mexicano nascido em 1943, que utiliza a sobreposição e justaposição de várias imagens para formar um quadro. À primeira vista não percebemos a presença das imagens que formam a cena. Aos poucos vamos descobrindo em cada detalhe do quadro uma imagem “escondida”. O que é mais interessante é que normalmente as imagens que compõem o a cena também fazem parte do tema.
Veja alguns de seus quadros em tamanho reduzido e observe quantos detalhes aparecem quando eles são  ampliados.

A primeira vista vemos apenas o rosto de uma mulher, mas ao ampliarmos o quadro…
 

 
 

 
 
Neste quadro, além das figuras que formam a imagem, encontramos um elemento em especial usado para passar uma mensagem de forma subliminar: Poucos reparam, mas no céu há um avião de caça, que foge do contexto histórico e temporal do tema. Através deste elemento passa-se a idéia de que episódios  como o que ocorreu com a morte de Jesus (de cunho político religioso pela disputa do poder) se repetem atualmente através das guerras, ou ainda que a guerra representa o massacre de uma população oprimida ( veja para onde está direcionado o olhar de Jesus ao carregar a cruz) diante de uma disputa de poder.

 

Você consegue perceber outras mensagens nestes quadros?
Deixe seu cometário a respeito!

A persuasão na comunicação

Persuasão não é uma técnica de lavagem cerebral, mas é a manipulação da mente humana sem que se tenha consciência do que causou uma mudança de opinião.

A diferença entre persuasão e o convencimento é que a persuasão apela para a vontade e a emoção, enquanto que o convencimento apela à inteligência e a razão.
A base da persuasão encontra-se no acesso à parte direita do cérebro que é ligada à criatividade e imaginação. Como a metade esquerda do cérebro é analítica e racional, a idéia é desviar a atenção do cérebro mantendo o lado esquerdo ocupado.
Uma das técnicas para distrair o lado esquerdo do cérebro, muito usada por políticos e advogados é chamada de “apertar o laço”.
Através de um discurso, o indivíduo lança perguntas cuja resposta é SIM. Em seguida coloca argumentos que favoreçam a opinião da platéia a seu favor. Por último vem a sugestão de uma ação alinhada com a opinião do orador. Uma vez que a platéia esteve concordando com a opinião do orador, fica fácil de ser persuadida a aceitar a sugestão.
Veja um exemplo:

“Senhoras e senhores: vocês estão indignados com os altos preços dos alimentos? Vocês estão cansados dos astronômicos preços dos combustíveis? Estão doentes com a falta de controle da inflação? Bem, vocês sabem que o Outro Partido permitiu uma inflação de 18 por cento no ano passado; vocês sabem que o crime aumentou 50 por cento por todo o país nos últimos 12 meses, e vocês sabem que seu cheque de pagamento dificilmente vem cobrindo os seus gastos. Bem, a solução destes problemas é me eleger na próxima eleição” – John Jones, candidato ao Senado dos EUA
Testes recentes feitos pelo pesquisador Herbert Krugman mostraram que enquanto as pessoas assistem à TV, a atividade da parte direita do cérebro excede em número a atividade do lado esquerdo em uma relação de dois para um. Colocando de maneira mais simples, as pessoas estão em um estado alterado… e muito fáceis de persuadir…
Um texto persuasivo busca sensibilizar o lado emocional de seu público alvo, isso explica porque os anúncios exploram tanto as emoções.

Um termo que tem alto poder de persuasão, tanto na linguagem escrita como verbal, é a palavra imaginação. Derivada da palavra imagem, significa criar uma imagem na mente. Ela está entre as palavras mais persuasivas do mundo.
Para comprovar faça o teste a seguir:
Imagine uma praia com o mar tranquilo num dia de sol.
Conseguiu? Ótimo!
Agora tente o seguinte:
Não imagine uma bicicleta num lindo gramado de uma praça.
Conseguiu não pensar na bicicleta? Claro que não.
Isso acontece porque quando falamos ou lemos a palavra “imagine” nossa mente entende o comando como a visão do objeto. Antes de se materializar todas as coisas são criadas primeiramente em nossas mentes.
Novamente estamos lidando com o lado direito do cérebro.

Outra forma de reforçar a persuasão é através dos Comandos Embutidos. Pesquisadores têm mostrado que os movimentos realizados com a mão esquerda ativam o lado direito do cérebro, por isso o orador pode estar dizendo uma coisa e através dos movimentos de sua mão pode estar tentando obter uma determinada resposta através da persuasão. Aqui, entramos na área da Neurolinguística com a influência da linguagem corporal na transmissão de uma mensagem.
Mas isso é assunto para outro post.

10 dicas para manter seus e-mails em dia

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Você já pensou que o tempo é um “produto” perecível, o qual não podemos armazenar para consumir mais tarde e quando desperdiçado não pode ser recuperado?
Por isso devemos começar a administrá-lo de forma consciente.
Administrar o tempo não significa ficar contando os minutos dedicados a cada atividade, mas saber definir prioridades tendo consciência do que, para nós, é mais urgente, dentre as várias coisas que precisamos fazer.
Provavelmente numa sociedade atribulada como a nossa, NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. Assim, devemos determinar prioridades e seguir algumas práticas que poderão nos auxiliar maximizar a utilização de nosso tempo.
10 dicas para manter seus e-mails em dia
1- Colocar um mecanismo anti-span
2- Reservar 2 momentos por dia (preferencialmente de manhã e de tarde) para consultar sua caixa de entrada
3- Responda-os imediatamente não os coloque em uma pilha para serem resolvidos mais tarde.
4- Dê respostas rápidas ou encaminhe para quem possa respondê-lo.
5- Delegue algumas correspondências. Para isso adote o padrão de cartas circulares onde não se faz necessário o toque pessoal.
6- Delegue a leitura. Solicite que lhe apresentem apenas o resumo. Além de lhe economizar tempo com o assunto permite avaliar o potencial da equipe
7- Tenha certeza de ficou claro o que você queria transmitir, mesmo que para isso você tenha que se dedicar uns minutos a mais para uma comunicação mais esclarecedora, isso evita retrabalho com um assunto que já estava considerado morto
8- Crie um endereço pessoal para fornecer aos amigos e parentes (para as possíveis inutilidades: piadas, pensamentos, mensagens em PPS) que deve ser consultado fora do horário de trabalho
9- Tente resolver pessoalmente os assuntos que envolvem seus colegas de trabalho (vizinhos de mesa). É mais rápido e evita o acúmulo da caixa postal
10- Organize os e-mails recebidos, que não possam ser deletados, por assunto ou destinatário, isso facilitará uma consulta futura
Todos dispomos de exatamente o mesmo tempo durante o dia: 24 horas. Nem mais, nem menos. Entretanto, uns conseguem realizar uma grande quantidade de coisas num dia, outros, têm o sentimento de que o dia acabou e não fizeram nada. Se você se encaixa no segundo grupo está na hora de mudar…