A publicidade B2B é menos criativa?

publicidade b2b
Criar para a publicidade B2B (Business to Business) é mais difícil, não porque a criatividade seja menor, mas porque o espaço criativo é mais delimitado.
Primeiro, vamos entender o que move a publicidade B2C (Business to Consomer) para bens de consumo:

Para vender um produto, a publicidade deve despertar no consumidor uma necessidade, fazendo com que para ele, o produto represente algo extremamente necessário. Assim, a publicidade explora sensações e emoções através de aspectos como prestígio, status, bem estar, etc. O conteúdo deste tipo de publicidade é voltado para o indivíduo, ainda que “este” seja muitos milhões de consumidores. Eles recebem “individualmente” as informações difundidas pela campanha publicitária.

Como funciona a publicidade B2B?

Já na publicidade B2B as emoções individuais são deixadas de lado, pois o “consumidor” é um comprador e procura cumprir com responsabilidades e atender aos objetivos de produtividade, de segurança e também financeiros da empresa. Assim, não adianta apelar para o seu lado emocional da mesma forma que no B2C.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Northwestern e pela Escola de Dartmouth mostra que quando os usuários procuram atender seus desejos ou seus objetivos de realização pessoal, eles se interessam por mensagens abstratas que apelam para o emocional.

Por outro lado, quando eles procuram cumprir suas responsabilidades dentro do ambiente corporativo, eles se atraem por mensagens concretas na hora de escolher um produto.

Isso explica porque a publicidade B2B é mais técnica e menos comercial.

A publicidade B2B faz menos uso do apelo emocional, mas nem por isso é menos criativa. Ao contrário, tende a ser até mais criativa visto as limitações que seu público lhe impõe.

E você, acha que a publicidade destinada ao segmento B2B poderia ser mais criativa? De que forma? Em quais aspectos? Deixe sua opinião.


Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.

 

Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.

Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?

Consulte-nos: (11) 98609-7504

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *